X PSPE

Barreirinhas e São José de Ribamar ganham premiação nacional

Os prefeitos Albérico Filho e José Eudes Sampaio estão entre os gestores brasileiros que acreditam e investem no empreendedorismo para a promoção do desenvolvimento local.

O Sebrae Nacional preparou uma noite festiva para premiar, ontem, 14 prefeitos brasileiros, finalistas do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Do Maranhão, dos sete finalistas que concorreram na etapa nacional, os prefeitos Albérico Filho (Barreirinhas) e José Eudes Sampaio (São José de Ribamar) foram os campeões das categorias Inovação & Sustentabilidade e Compras Governamentais de Pequenos Negócios 

 

Os 144 prefeitos finalistas desta décima edição do PSPE disputaram em oito categorias: Políticas Públicas para Desenvolvimento de Pequenos Negócios, Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo na Escola, Desburocratização e Implementação da RedeSimples, além de Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI.

 

O prefeito Albérico Filho concorreu com o projeto “Voucher digital Barreirinhas”, um instrumento de gestão e sustentabilidade turística que ajuda o poder público local a buscar uma administração participativa dos empreendimentos turísticos do município, com capacitações, consultorias e oficinas, além de ordenar a vocação econômica do lugar – o turismo.

 

A implantação do voucher contou com o apoio e consultorias do Sebrae e, após ser colocado em operação, beneficia cerca de 1.000 empreendimentos municipais, envolvendo agências de viagens, transportes turísticos e prestadores de serviços (guias, condutores de visitantes e motoristas).

 

“Esse é um prêmio de Barreirinhas que tem tudo para crescer e oferecer muito mais a quem chega em nossa cidade. Temos inúmeros desafios como poder público, porém a premiação mostra que estamos no caminho certo e fazendo diferença”, destacou Albérico Filho, ressaltando que esta é a segunda premiação nacional que a cidade ganha com o projeto do voucher digital – a primeira foi em dezembro do ano passado, o Prêmio Nacional de Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo.

 

MPEs nas compras públicas  

O prefeito José Eudes Sampaio, de São José de Ribamar, levou a premiação nacional na categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios, com o projeto “Mercado local urbano, vantagem real”. Com a implementação da Lei Geral da MPE no município, o poder público organizou seus processos, criou instrumentos legais e estimulou a participação de pequenos negócios nas licitações, o que ajudou a dinamizar a economia local e melhorar a qualidade de vida da população, direcionando os recursos públicos das compras governamentais para aplicação nos pequenos negócios urbanos e rurais do município.

 

“Estou muito feliz com o reconhecimento nacional do Sebrae ao trabalho em São José de Ribamar. Aproveito para dividir esta premiação com o ex-prefeito Luiz Fernando Silva que com a sua competência, seriedade e transparência mostrou valer muito a pena cumprir a legislação que incentiva e apoia os pequenos empreendedores locais – a Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Este prêmio é de todos os ribamarenses, pois todos nos beneficiamos com o projeto”, colocou o prefeito Eudes Sampaio.

 

Reconhecimento

Nesta edição do PSPE, o Maranhão recebeu 56 projetos de 39 prefeituras, dos quais 35 foram habilitados para julgamento, referentes a 27 prefeituras municipais. Para a final estadual, 15 prefeitos e 19 projetos disputaram em sete categorias, pois nenhum gestor inscreveu projetos na categoria ‘Cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico’.  

 

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, o estado esteve muito bem representado na premiação nacional. “Ficamos imensamente satisfeitos com o resultado e ao ver dois de nossos gestores públicos logrando esta importante premiação. O Sebrae vai continuar o seu trabalho no Maranhão, fazendo com que mais gestores se tornem prefeitos empreendedores”, destacou.

 

Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão, comentou que o Maranhão está fazendo a diferença a cada edição do PSPE, prova disso foi a vitória de Barreirinhas e São José de Ribamar. “Poderíamos ter tido mais vencedores, pois os projetos finalistas foram muito bons. Mas estamos muito felizes com os resultados. A equipe do Sebrae Maranhão está de parabéns por todo o empenho em executar as ações junto ao poder público municipal, assim como as equipes das prefeituras do nosso estado que parcerizam conosco e que já demonstram a sua convicção no empreendedorismo como vetor de desenvolvimento local. Isso demonstra o quanto estamos acertando e o quanto somos fortes”.

 

“E parceria é uma palavra essencial para nós do Sebrae, principalmente no universo do poder público municipal. Quando existe parceria, temos totais condições de potencializar um ambiente de negócios muito mais favorável para os empreendedores já existentes e para aqueles que desejam iniciar uma atividade empresarial no município, possibilitando crescimento e oportunidade para os pequenos negócios e criando círculo virtuoso para a economia local, gerando emprego, ocupação e renda para todos”, sinalizou o diretor técnico, Mauro Borralho de Andrade.

 

Além de Albérico Filho e Eudes Sampaio, estavam concorrendo a uma categoria nacional no X PSPE, os perfeitos Edivaldo Holanda Júnior (São Luís), Antônio França (Pedreiras), Erivelton Teixeira Neves (Carolina), Juscelino Oliveira (Açailândia) e Iracema Vale (Urbano Santos).

 

Na edição deste ano, o Sebrae Nacional fez uma grande homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, que foi também prefeito de Belo Horizonte entre 1941 e 1945. Sua filha Maria Estela Kubitscheck Lopes, e o presidente da Casa de JK, Serafim Jardim, receberam uma placa comemorativa.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

 

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao