Título

Colaboradores do Sebrae recebem reconhecimento da Câmara Municipal de Pinheiro

Os títulos são um reconhecimento ao trabalho que ambos realizam na região em apoio e fomento a economia local, sobretudo ao empreendedorismo.

A Câmara de Vereadores de Pinheiro homenageou na noite da última quinta-feira (13), em sessão solene realizada no auditório do centro cultural José Sarney, o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, com a entrega oficial do Título de Cidadão Pinheirense e a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, com o título de honra ao mérito.

Os títulos de autoria dos vereadores Alessandro Montenegro e Elizeu de “Tantan”, presidente da Câmara Municipal, é um reconhecimento ao trabalho que o diretor superintendente e a gerente regional tem realizado na região em apoio e fomento à economia local, sobretudo ao empreendedorismo, não apenas em Pinheiro, mas em toda a região da Baixada e do Litoral Ocidental.

“A frente da superintendência do Sebrae, João Martins contribuiu de maneira exponencial para o desenvolvimento do empreendedorismo nesta cidade, por isso, esse reconhecimento, tornando-o cidadão pinheirense de fato e de direito”, destacou Elizeu.

Natural de Bequimão, João Martins é médico veterinário formado pela Universidade Estadual do Maranhão, com pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Municipal Sustentável, pelo IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura), e em Saúde Pública pela UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto). Também possui formação em Inteligência Competitiva e participou do Programa Internacional de Desenvolvimento de Lideranças, na Universidade Católica de Milão, na Itália.

Funcionário de carreira do Sebrae há cerca de 10 anos, antes de ocupar a superintendência, o mais alto cargo executivo da instituição, João Martins exerceu a gerência da unidade de monitoramento e projetos especiais, coordenou as ações do Programa de Promoção e Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais do Maranhão e do Projeto de Implantação da GEOR (Gestão Estratégica Orientada para Resultados); além de coordenar as metas mobilizadoras da instituição no estado e gerenciar o Laboratório de Empreendedorismo Rural do AMAZONTECH, realizado pelo SEBRAE Maranhão em 2007.

João Martins também foi o primeiro superintendente da 8ª Superintendência Regional da Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco, Parnaíba¸ Itapecuru e Mearim – no Maranhão, dirigindo o órgão de 2012 a 2014, e sendo o responsável pela implantação e ampliação do Programa Água para Todos no estado.

E antes disso, foi ainda Diretor do Departamento de Pecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Maranhão (SEDAGRO) e Coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural do Centro de Lançamento de Alcântara, vinculado ao Ministério da Aeronáutica.

“Agradeço a todos os senhores vereadores por me concederem esse título, especialmente ao presidente da Câmara, vereador Elizeu de “Tantan”, que propôs a matéria. Um título que me orgulha não só por reconhecer minha biografia, como também e, principalmente, pelo reconhecimento ao trabalho realizado à frente da instituição que represento e que tem uma missão que acredito que é a solução, não só para Baixada Maranhense, mas para todo o Brasil: o empreendedorismo”, disse João Martins, em seu discurso de agradecimento.

A também homenageada Graça Fernandes é pinheirense, formada em economia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com MBA em Gerência de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduação em Gerência Empresarial, pela Universidade Salgado Filho. É Coaching pelo instituto Arline Davis Master Trainer e Lider formada pelo programa Liderança para o Desenvolvimento Regional do Sebrae, realizado na região do litoral ocidental maranhense.

Graça Fernandes é casada, mãe de um filho e funcionária de carreira do Sebrae há mais de 30 anos. Graça foi gestora nacional do programa APRISCO, importante ferramenta para o desenvolvimento da cadeia de ovinos e caprinos no estado do Maranhão. Em 2004 foi promovida a Gerente Regional da unidade do Sebrae em Chapadinha, onde recebeu a missão de fundar a unidade local, recebendo em 2009 um novo desafio, gerenciar a unidade regional do Sebrae em Bacabal, uma das maiores cidades do Maranhão. Em 2017, aceitou o convite e retornou a sua cidade natal com a missão de impulsionar a unidade regional de Pinheiro.

“Para mim é um momento de gratidão e muita felicidade, mas sobretudo de reconhecimento do trabalho ao qual me dedico todos os dias sempre dando o meu melhor em prol do empreendedorismo, tendo a felicidade de poder fazer isso agora em minha terra natal. Meu muito obrigada a todos os vereadores e em especial ao vereador Alessandro Montenegro pela homenagem que guardarei com muito carinho e orgulho”, disse Fernandes.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao