Conselho de Turismo

Conselho de Turismo é instalado em Paço do Lumiar

Instância de deliberação e formulação de políticas públicas, o Conselho reúne representantes da cadeia turística, organizações empresariais e empresas do setor. Instalação vai ajudar a dinamizar o turismo no município, localizado na Grande Ilha de São Luís.

O município de Paço do Lumiar passou a contar, nesta semana, com uma importante ferramenta para fomento e fortalecimento do turismo e formulação de políticas públicas de apoio à diversificada cadeia de negócios do setor. 

Trata-se do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, cujos membros foram empossados em solenidade organizada pela prefeitura local, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo – SEMICT.

A instalação dos conselhos municipais de Turismo é uma das ações previstas no Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, tratada como estratégia de impulso à atividade em municípios com vocação turística ou localizados no entorno de polos turísticos já consolidados, que se beneficiem da atividade direta ou indiretamente desse fluxo, como emissores e receptores de turistas, fornecedores de mão de obra ou de insumos para a cadeia do turismo, por exemplo.

No caso de Paço do Lumiar, município com forte vocação para a atividade turística, a instalação do Conselho deverá contribuir para consolidação dessa cadeia de negócios, fortalecendo empreendimentos e atrativos, ao criar condições para a estruturação plena da atividade. 

Na instalação do Conselho, o secretário da SEMICT, Biné Amado, destacou essa conquista, observando que caberá ao Conselho coordenar, incentivar e promover o Turismo no município. “Com esse instrumento, Paço do Lumiar ganha condições para propor à Administração Municipal medidas e ações para incrementar o turismo, em colaboração com órgãos, entidades e instituições especializadas, além de promover a articulação dessa cadeia, para a qual nosso município tem expressiva vocação”, frisou o secretário.

Cidade Empreendedora - O município de Paço do Lumiar, localizado na Grande Ilha de São Luís, vem sendo atendido pelo Sebrae com uma série de ações executadas pela Unidade de São Luís. Dentre essas, se destacam intervenções nas áreas Atendimento e Orientação Empresarial e para fortalecimento do turismo no âmbito da estratégia de Turismo Criativo, que beneficia os municípios integrantes do Polo São Luís (Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Alcântara e a capital, São Luís).

Entre essas ações, bons resultados tem sido viabilizados no fomento ao empreendedorismo, apoio aos pequenos negócios e qualificação dos empreendimentos locais para a gestão empreendedora e atuação sintonizada com o mercado. Entre algumas realizações práticas dos últimos meses estão as atividades em alusão ao Mês da Micro e Pequena Empresa, agora em outubro, que contemplou atividades de Orientação Empresarial, Oficina de Canvas, de Vendas e de Redes Sociais; além do levantamento de potencialidades na agricultura familiar e do Seminário de Empreendedorismo, que reuniu, em setembro empreendedores de pequenos negócios, contribuindo para a capacitação destes para o mercado e na formalização de MEI’s. 

Também destaque, a realização, antes da instalação do COMTUR Paço do Lumiar, de palestra sobre a importância do Conselho de Turismo para localidades com vocação turística, ministrada pela turismóloga e gestora das ações de Turismo Criativo no Polo São Luís, Renata Costa. E, ainda, o apoio à estruturação da Rota da Ilha, roteiro que deve integrar atrativos dos municípios do Polo São Luiz, criado pela instância de Governança do Polo São Luís. nesse roteiro, o município de Paço do Lumiar avalia inserir-se com dois atrativos de turismo de experiência – o Parque Náutico de Valparaíso e o Ponto de Cultura Barracão do Boi da Maioba.

Além disso,  Paço do Lumiar é um dos 17 municípios do estado do Maranhão que contam com ações do Programa Cidade Empreendedora, beneficiado com uma série de soluções contratadas diretamente junto ao Sebrae. Dentre essas soluções, algumas devem contribuir diretamente para fortalecimento do turismo, com o Inventário Turístico de Paço do Lumiar, que deve ser entregue ao município agora em novembro. 

Para o economista e gerente do Sebrae em São Luís, Mauro Formiga, o inventário Turístico, viabilizado pelo Sebrae dentro das soluções do Programa Cidade Empreendedora, junto com a instalação do COMTUR Paço do Lumiar, são muito importantes para o desenvolvimento do turismo, valorizando potencialidades como o turismo de base comunitária, turismo rural e de experiência, dotando o município de instrumentos para acessar, inclusive, recursos federais. 

“No âmbito do Ministério do Turismo, por exemplo, há editais que se abrem ao longo do ano e para os quais a instalação do Conselho e a existência do Inventário Turístico são requisitos fundamentais. Além disso, a existência do Comtur vai possibilitar à gestão municipal a estruturação dessa atividade, a articulação e o fortalecimento de parcerias com instituições como o Sebrae, o que é muito positivo, pois a partir daí serão implementadas ações para alavancar o turismo, melhorar e desenvolver o ambiente de negócios, favorecendo particularmente os pequeno empreendimentos e, seguramente, contribuindo para dinamizar a economia local na geração de empregos e renda”, avalia o gerente.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

 Contato:

(98) 3216-6133

 

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao