Coronavírus

Decreto estadual confirma hospital de campanha em São Luís

Unidade hospitalar de campanha funcionará no pavilhão de eventos do Multicenter Negócios e Eventos. Atendimento presencial do Sebrae, quando retomado, ficará concentrado na sede do Jaracaty, durante período de operação do hospital de campanha.

Por meio do decreto 35.779, o governador do estado do Maranhão, Flávio Dino, confirmou a instalação, em São Luís, de um hospital de campanha com 200 leitos. A unidade, que reforçará a rede de atendimento a pacientes acometidos pela Covid-19, será instalada no pavilhão de eventos do Multicenter Negócios e Eventos, de propriedade do Sebrae-MA.

Em pleito formulado à diretoria do Sebrae, a Secretaria de Estado da Saúde havia requisitado o espaço na semana passada. O pleito foi analisado e aprovado por maioria de votos na última reunião deliberativa do Conselho do Sebrae-MA, realizada no dia 24 de abril.

Os conselheiros do Sebrae aprovaram a cessão onerosa do espaço ao governo do estado e autorizaram a diretoria executiva da instituição a suspender e renegociar contratos de eventos que já estavam previstos para os próximos 90 dias, com previsão de realização no complexo Multicenter, que abriga além do pavilhão de eventos, a Unidade Regional do Sebrae em São Luís, o Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e o SebraeLab.

“Considerando que, dentro dos próximos 90 dias, venha a ser autorizada a retomada gradual das nossas atividades presenciais, de acordo com as orientações das autoridades de saúde e do governo do estado, já estamos planejando a realocação temporária dos nossos colaboradores lotados no Complexo Multicenter para outros espaços físicos do Sebrae na região metropolitana. O atendimento presencial aos nossos clientes, quando permitido, deverá ser concentrado em nossa unidade sede, localizada na Av. Carlos Cunha”, antecipa o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho.

Efetivada a cessão, conforme o decreto, a gestão do espaço ficará a cargo da

Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares – EMSERH, que realizará inventário e avaliação patrimonial do imóvel no prazo de dez dias prorrogáveis, contados da imissão de posse no bem. O governo do Estado se compromete, ainda, a zelar pela ordem e segurança do bem, enquanto perdurar a requisição, tomando todas as providências cabíveis para a utilização e administração adequadas do bem requisitado até a regular devolução.

“Nesse momento, estamos priorizando as providencias internas para agilizar o máximo possível o inicio das obras do hospital de campanha porque entendemos da importância dessa estrutura para a nossa população para conter essa pandemia. Por isso, com a anuência do nosso conselho, estamos colocando nossas equipes também a serviço dessas providencias que ainda nos cabem, para que logo logo, o governo do estado possa concluir as obras e iniciar a operação da nova unidade, permitindo que a rede de atendimento de saúde voltada para atendimento de pacientes de COVID-19 possa contar com esses 200 leitos que lá serão disponibilizados”, informa o superintendente.

A cessão deve vigorar por 90 dias, contados da publicação do Decreto, sendo prorrogável por igual período, enquanto perdurar o estado de calamidade declarado pelo governo do Estado.

Outro dado constante do decreto é que enquanto perdurar a cessão, o Multicenter será considerado como unidade hospitalar da rede estadual de saúde, ficando a cargo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde - SES, e a EMSERH a aquisição de bens, equipamentos, medicamentos, insumos e suprimentos para utilização no imóvel requisitado por este Decreto, observadas as disposições legais pertinentes.

Atendimento remoto – Durante o período de quarentena, o Sebrae mantém o atendimento aos clientes e suas atividades de orientação e consultoria ativos pelos canais digitais. Dentre os canais utilizados, estão: o Portal Sebrae www.sebrae.com.br, oferta de cursos online gratuitos num total de 417 cursos; o ambiente Fale com o Sebrae, onde os empresários e empreendedores podem falar diretamente com um especialista do Sebrae por e-mail ou chat; o ambiente de consultorias online gratuitas sobre temas como Finanças, marketing e vendas, inovando na crise, dúvidas trabalhistas, orientações para MEI’s e as escutas para diagnóstico.

Todos estes serviços podem ser agendados pela  Central de Relacionamento 0800-570 0800 ou pelo Whatsapp (98) 99991-233. Até o final do mês, o Sebrae também oferta remotamente o Mutirão Digital, em um atendimento ativo, em que a instituição está ligando para clientes para ouvi-los, conhecer e buscar soluções para suas demandas. Além disso, oferta um expressivo volume de conteúdos voltados para este momento de crise por meio das redes sociais: @sebraema (no Facebook) e @sebraemaranhao (no Instagram).

“Buscamos envolver nossas equipes em um grande esforço para que, nesse período de pandemia, os empreendedores pudessem continuar acessando nossos serviços e soluções de forma fácil, rápida e prática. Sabemos da importância dos empreendedores poderem contar com o nosso apoio nesse momento difícil”, destaca Leal.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

 

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao