Mês das Mães

Empreendedoras maranhenses se reinventam na crise

Cristiana Ferreira, Elenilde Fernandes e Aline Oliveira trazem seus exemplos de garra e determinação para administrar os momentos com a família e continuarem no mercado em tempos de pandemia.

Para as mulheres que empreendem os desafios sempre são dobrados. Acumulando, tradicionalmente, diversas funções referentes à administração do lar, ao cuidado de si, do marido e dos filhos, elas não deixam a peteca cair e, como grandes equilibristas que são, dividem a sua atenção, também, com a gestão de seus empreendimentos. E em tempos de pandemia e isolamento social para conter o avanço da Covid-19 no Maranhão, os negócios requerem bem mais esforços e habilidades de seus gestores.

 

A empresária Cristiana Ferreira, de Imperatriz, afirma que vive, este ano, um dos maiores desafios de sua vida no mundo dos negócios. À frente da OK Center, especializada em games e informática, a empreendedora diz que começou a se preparar uma semana antes do decreto do isolamento social, tentando minimizar os efeitos sobre a empresa. “Tínhamos que saber o que fazer e, assim, pensamos em estratégias para continuarmos atendendo nossos clientes com excelência. E isso temos conseguido”, coloca.

 

Em Caxias, a empresária Elenilde Fernandes também precisou pensar e repensar em como manter a sua Casa do Presente à disposição dos seus clientes fiéis.  “Nesse momento de tantas incertezas pude encontrar e descobrir novos caminhos e alternativas para o meu negócio. Aprendo coisas novas, estudo, busco conhecer mais sobre mídias digitais, faço diversas leituras, cursos online gratuitos e tento me manter calma e focada para aplicar os conhecimentos tanto na minha vida pessoal quanto nos negócios”, destaca ela.

 

Não muito diferente de Cristiana e Elenilde, a empresária ludovicense Aline Oliveira (Zaffe Calçados e Acessórios) também se adequou aos tempos de crise. "A chegada da pandemia trouxe um mundo de desafios para nós que empreendemos.  Hoje, trabalho três vezes mais que antes. Mesmo com as lojas físicas fechadas estamos funcionando nos nossos canais online. Criei um site em poucos dias, montei estrutura de loja em casa para fazer as entregas e grande parte da minha energia tem sido direcionada para os negócios, com campanhas digitais estratégicas”, revela, comentando que todos os dias precisa se reinventar.

 

Rotina em casa

Mãe de três filhos – Marcos Vinícius (10), Marjorie (6) e Henrique (2), Cristiana Ferreira comenta que, em casa, os desafios nesse tempo de isolamento também são grandes. “Organizar o dia a dia da casa e das crianças, incluindo a rotina com as aulas online, não tem sido fácil porque não paramos de atender aos cientes. Revezo os horários com meu esposo e, assim, vamos conseguindo superar esse momento mantendo a família e o negócio firmes", garante e empresária imperatrizense.

 

Para Elenilde Fernandes, mãe de Eduardo Levi (12), relacionar a vida de empreendedora com a maternidade é buscar o equilíbrio com muita inteligência emocional. “Confesso que é desafiador, porém prazeroso. Faço o planejamento do dia, monto quadros de estudos, trabalho, mas não deixo de desfrutar os momentos de lazer com meu filho”.

 

Os negócios sempre exigem dedicação e grandes sacrifícios dos seus proprietários e Aline Oliveira sente muito não poder acompanhar mais de perto seus filhos durante o isolamento social. “Infelizmente, não posso abrir mão de estar à frente dos negócios, pois é assim que também contribuo no sustento da minha casa. Tenho me esforçado ao máximo para manter as refeições em família e, nos finais de semana, quero estar com eles, demonstrando o meu amor e fazendo o possível para nos proporcionar momentos felizes diante desse tempo difícil que vivemos hoje no nosso país e, especialmente, no nosso estado. O que nos move é sabermos que isso vai passar!”, sinaliza a empresária que é mãe de João Vitor (7) e Pedro Henrique (4).

 

 

Cristiana Ferreira, Elenilde Fernandes e Aline Oliveira são clientes do Sebrae no Maranhão e personagens da campanha publicitária “Conexão Maior Amor do Mundo”, idealizada para este Mês das Mães. Nesse momento de pandemia no qual vivemos, o Sebrae quer incentivar empreendedoras de cada canto do estado a continuarem na jornada pelo mundo dos negócios. As histórias de sucesso de muitas delas estão nas redes sociais da instituição e no hotsite da campanha (http://sebraema.com.br/maioramordomundo). Acesse e inspire-se!

 

 

 

 

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

(98) 9 9189-4245

 

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao