Gastronomia

Exposição de produtos e curso marcam participação do Sebrae no Festival Mercado das Tulhas

Festival acontece de 26 a 28 de agosto, proporcionando troca de conhecimento, capacitação, divulgação da culinária regional do Maranhão e exposição de produtos focados nos segmentos de gastronomia, alimentos e bebidas.

São Luís - Visando a captação de novos mercados e ampliar a divulgação de produtos e serviços voltados aos segmentos de alimentos e bebidas, empresas atendidas pelo Sebrae participam, de 26 a 28 de agosto, da terceira edição do Festival Mercado das Tulhas.

Na exposição, organizada pelo Sebrae no espaço do Festival no Grand São Luís Hotel, em destaque produtos das empresas Panelar (fabricante de panelas de alumínio), Ilha Caixa (embalagens de papelão), Placas & Metais (fabricante de placas, brindes e toldos etc.), Top Representações (material de limpeza, artigos de cama, mesa e banho) e EcoBrazil (fabricante de produtos ecológicos, em especial azeite e óleo de babaçu).

Esse grupo de empresas integra a Rede Nacional Comércio Brasil, que facilita o acesso das micro e pequenas empresas a potenciais compradores (atacado, varejo, representantes comerciais e outros), capacitando-as para o mercado, identificando oportunidades de negócios e fomentando alianças e parcerias que contribuam para a manutenção e/ou incremento do faturamento das empresas participantes.

Segundo Regina Vieira, gestora de projetos do Sebrae e responsável pelo Comércio Brasil, a ideia é proporcionar às empresas participantes da exposição, o acesso a novos mercados e divulgação de seus produtos junto ao público visitante do Festival. “Estamos levando produtos alinhados com os objetivos do Festival, focando nos segmentos de interesse do evento, na perspectiva da divulgação e captação de parceiros e de mercado para produtos, cuja qualidade é incontestável”, explica.

Durante o Festival, o Sebrae foca também na capacitação de empreendimentos dos segmentos de alimentos e bebidas, com o curso Procedimentos para Registro de Produtos e Estabelecimentos no segmento de alimentos e bebidas, com a fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Aurenice Pereira, no dia 26 de agosto, às 18h, no Grand São Luís Hotel. O Ministério da Agricultura é o órgão responsável pela normatização e registro de serviços e produtos vinculados aos dois segmentos em todo o País.

Trata-se de uma ação em parceria entre os projetos Gestão da Produção de Alimentos e Bebidas na Região Metropolitana de São Luís e Cadeia de Valor do Turismo, executados pelo Sebrae, cujo objetivo é orientar empresários sobre como realizar o registro de seu produto e estabelecimentos, e sobre a obtenção dos selos do SIF (Serviço de Inspeção Federal) nos segmentos de Alimentos e Bebidas. Estão sendo ofertadas 40 vagas e as inscrições são gratuitas, podendo ser feitas na Loja Virtual do Sebrae, no endereço loja.ma.sebrae.com.br

Histórico Mercado das Tulhas

O espaço hoje conhecido como Mercado das Tulhas teve seu início em 1805. Na época, o terreno era alagado e, ao ser aterrado, recebeu o primeiro nome: Terreiro Público. A partir daí, o lugar passou a ser referência no comércio da cidade, por abrigar muitas transações comerciais por ali. Em 1861, por meio de decreto do governo, o nome Casa das Tulhas foi escolhido e perdura até os dias de hoje, e remete ao fato de o lugar ter sido um centro de abastecimento. Já o nome Tulhas, significa venda ou armazenamento de cereais.

Espaços do Festival

A programação a ser realizada nos três dias do Festival, de 8h às 17h, estará distribuída em cinco espaços no Grand São Luís Hotel, no Centro Histórico da cidade de São Luís: Banquete de Palavras – espaço em que acontecerão palestras temáticas e minicursos,  abordando desde o comportamento até empreendedorismo; Minha Feira – ponto de encontro entre chefs, público do Festival e frequentadores habituais para uma vivência da cultura gastronômica  do local; A Cozinha – neste espaço, ingredientes locais, legumes, verduras e vários tipos de carnes se transformarão em verdadeiros banquetes de sabores inusitados, com toque regional; A Confeitaria – onde os amantes do doce e da massa vão conhecer as tentações do prazer gastronômico por meio de combinações inovadoras e irresistíveis feitas pelos chefs locais e convidados; No Balcão do Bar – aos maiores de 18 anos, apreciadores de bebidas alcoólicas à base de produtos da terra e artesanais, com um toque de conhecimento como a respeito do negócio e de como encantar o cliente e, por último; o Água na brasa – que funcionará na área do parque e churrasqueira, com exploração do peixe, porco, bivalves, aves, defumados e legumes, com técnicas culinárias variadas, misturando ar, terra, fogo e água, respeitando os elementos e a procedência dos ingredientes.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao