Covid-19

Lojas de tecido e armarinhos somam-se aos setores liberados para funcionar

O governador Flávio Dino destacou, nesta segunda-feira, que o funcionamento dos estabelecimentos é para atender, também, a demanda gerada por edital de contratação de costureiras para confecção de 300 mil máscaras de tecido.

Com o uso obrigatório de máscaras como proteção à pandemia do novo Coronavírus na Região Metropolitana de São Luís, lojas de tecidos, aviamentos (material de corte e costura) e armarinhos ganharam, pelo decreto n. 35.746/2020, autorização para funcionar durante a quarentena. Os estabelecimentos terão a finalidade de fornecer insumos aos empreendedores que aproveitam a oportunidade para confeccionar e comercializar o item de proteção individual, assim como para os 300 profissionais que serão contratados pelo edital do Governo do Estado para confecção de 300 mil máscaras que serão distribuídas gratuitamente à população.

 

Na manhã desta segunda-feira,27, o governador do Maranhão, Flávio Dino, destacou em coletiva de imprensa que as máscaras advindas desse edital, serão somadas às que estão sendo confeccionadas pelos internos do Sistema Penitenciário do Estado. O objetivo é a distribuição de 1 milhão de máscaras e os 300 profissionais credenciados pelo edital ficarão responsáveis pela confecção de 1.000 máscaras, garantindo um auxílio de R$ 2.500 para cada um.   

 

Na coletiva desta segunda-feira, outro destaque do governador foi para os esforços do Governo do Estado em disponibilizar, esta semana, mais 40 leitos de UTIs, utilizados para os pacientes mais graves ou gravíssimos, com o apoio da rede de parceiros públicos e privados. Além disso, Flávio Dino anunciou a breve montagem do hospital de campanha no Multicenter Negócios e Eventos que irá disponibilizar mais 200 leitos – entre os de UTIs e os clínicos.

 

Para a instalação do hospital de campanha no espaço do Sebrae, a solicitação do Governo do Maranhão passou pela aprovação do Conselho Deliberativo Estadual da instituição. “Tivemos que submeter a proposta aos conselheiros como manda o estatuto, sendo esta uma importante contribuição social do Sebrae para a contenção desta pandemia no nosso estado”, explica o presidente do CDE, Raimundo Coelho, informando que a votação ocorreu na última sexta-feira. 

 

De acordo com o Governo do Estado, que arcará com as despesas e exigências legais, normativas e sanitárias para a instalação do hospital de campanha no Multicenter Negócios e Eventos, as obras de montagem irão durar cerca de três semanas a partir do seu início. “Para ampliar os leitos para os pacientes da Covid-19, além de espaços disponíveis, temos que ter equipamentos e os profissionais de saúde que irão trabalhar no local. Já estamos providenciando o necessário para a montagem do hospital de campanha, que contará também com a parceria de empresas que prestam serviços no Porto do Itaqui”, destacou o governador Flávio Dino.

 

A Região Metropolitana de São Luís – que reúne os municípios de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, concentra hoje 90% dos casos de Covid-19, seguida da Região Tocantina.

 

Pequenos negócios

Para o Sebrae no Maranhão, que está trabalhando remotamente desde o início da quarentena no Maranhão, a capacidade de reinvenção e a resiliência dos empreendedores é a grande carta na manga para superar a crise econômica advinda com a pandemia.

 

“Nossa equipe tem se empenhado para colocar à disposição dos empreendedores maranhenses, dia após dia, conteúdos e ferramentas digitais para ajudá-los a enfrentar essa crise – tudo disponível no portal www.sebrae.com.br. Cremos nas medidas protetivas orientadas pelas autoridades de saúde e vamos manter o padrão de atendimento remoto aos nossos clientes, iniciado nesta quarentena, inclusive com a oferta de consultorias online gratuitas em diversas áreas”, destacou o diretor técnico do Sebrae estadual, Mauro Borralho de Andrade.

 

Para os interessados em receber atendimento do Sebrae, o acesso é feito via canal Fale com Especialista (www.sebrae.com.br). Para as consultorias online gratuitas é necessário agendar o horário na central de atendimento 0800 570 0800 ou enviando mensagem para o WhatsApp 98 9 9991-2335. O Sebrae disponibiliza consultorias online nas áreas de Finanças, Marketing e Vendas, Direito Trabalhista, MEI e escuta diagnóstica para tirar dúvidas gerais dos empreendedores sobre a gestão de sua empresa. 

 

 

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

 

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao