Mobiliza ocupa São Luís espalhando criatividade e empreendedorismo nas celebrações dos 409 anos

Movimento ocupa a Cidade dos Azulejos com sua programação plural em todos os cantos da capital maranhense até 12 de setembro

A paisagem urbana de São Luís, que tem a herança colonial portuguesa impressa na fachada dos casarões, nos últimos meses e, com mais evidência desde o dia 4 de setembro, passou a dividir espaço com o colorido criativo do Mobiliza SLZ.

 

Às vésperas de seus 409 anos, São Luís está vestida de festa de uma ponta à outra, com o espírito criativo ganhando espaço desde o aeroporto Cunha Machado, passando pelas principais avenidas, chegando a praças e ambientes institucionais, pelas esquinas e nos redutos da cultura e da economia criativa, nas vozes icônicas de nossa cultura popular, nos becos e escadarias, em monumentos e pontos turísticos.

 

Tudo isso resulta em um novo ambiente urbano em que se destacam como simbolismos a abertura de janelas de oportunidades para empreendedores criativos na retomada pós-pandemia, o encontro de aspirações coletivas, conexões produtivas e um tipo de ocupação com lugar já garantido na história de São Luís, que neste dia 8 de setembro comemora 409 Anos de fundação.

 

São mais de 80 ações, quase metade já realizada, indo desde festivais gastronômicos e de música (como o 13º Lençóis Jazz e Blues Festival, que ocorre até esta quarta, 8, em São Luís), lançamentos de livros, oficinas de arte e de capacitação, desafios de design, mostras de arte, encontros empresariais, feiras criativas, desfiles de modas, palestras, mostras de filmes, de poesias e videoclipes, intervenções artísticas, espetáculos de dança e de artes cênicas, lançamento de roteiros turísticos, em uma programação marcada pelo espírito coletivo e de integração, que homenageia a cidade e nossa gente.

 

Fundada por franceses, em 08 de setembro de 1612, São Luís foi colonizada por portugueses, tendo recebido o título de Patrimônio da Humanidade em razão do conjunto arquitetônico único.

 

A capital tem no comércio, na prestação de serviços, na pequena indústria, no litoral, na agricultura familiar, nas vantagens estratégicas de seu Complexo Portuário, na cultura, no turismo e na economia criativa, no artesanato e na culinária e gastronomia e na logística, imensas potencialidades, que abrem horizontes de crescimento para uma cidade em que tradição e modernidade convivem em harmonia.

 

Com mais de 1,2 milhão de habitantes, no 4º maior município do Nordeste e o 24º maior do país, considerando o produto interno bruto (PIB). São Luís tem quase 50 mil microempreendedores individuais formalizados, com os pequenos negócios (micro e pequenas empresas e MEI’s) representando cerca de 93% dos empreendimentos formais ativos.

 

“É essa São Luís criativa e empreendedora que homenageamos. Literalmente vestida com as cores do Mobiliza e abraçada pelo Movimento, nossa cidade parece ainda mais bela e acolhedora ao completar 409 Anos. Por mais de um ano, o Sebrae trabalhou como articulador desse movimento, que é feito pela cidade e para a cidade, e resgata em cada um de nós o orgulho por essa terra, valorizando traços diferenciais da cultura, economia criativa e do turismo. Ao celebrar São Luís nos seus 409 anos, estamos felizes de poder declarar o nosso amor pela cidade de forma tão evidente, fazendo ecoar o Mobiliza em cada cantinho especial da nossa Ilha e, com isso, dizendo o quanto acreditamos no potencial de São Luís e na nossa gente, guerreira, criativa e empreendedora”, assinala a coordenadora do Mobiliza SLZ, Daniele Abreu.

 

Legados

Entre os mais belos exemplos da tradição criativa da nossa gente, o Mobiliza está deixando legados físicos como presentes para a cidade, como um conjunto de esculturas urbanas em formato de matracas, instaladas na Praça Deodoro (Centro da cidade), no Espigão Costeiro (orla da Ponta D’Areia) e na Avenida Litorânea. Ou, ainda, a obra de grafitagem elaborada por artistas do projeto “Rua e Raiz”, que embeleza o muro da subestação da empresa Equatorial Energia, no bairro do Cohafuma. Ou legados que ficam na memória, como as projeções em vídeo mapping exibidas na fachada da Biblioteca Pública Benedito Leite, na abertura do Mobiliza SLZ no último dia 4.

 

Mas, na visão do diretor técnico do Sebrae estadual, Mauro Borralho de Andrade, os resultados do Mobiliza vão além dos legados físicos, que devem perdurar como memória viva do ambiente de mobilização instaurado na cidade. Ele cita como exemplo o ambiente de conexões entre uma imensa rede de empreendedores criativos e instituições que devem gerar transformações e bases para negócios neste momento de retomada, aproximando pessoas, empresas e organizações para fortalecer e valorizar aquilo que São Luís tem como traços diferenciais.

 

“Estamos plantando uma semente que deve ter importantes reflexos na valorização da riqueza cultural e do pluralismo da cidade de São Luís, ao conectar pessoas e organizações nesse ambiente, dando oportunidade e visibilidade ao trabalho feito por diversas empresas, empreendedores, artistas, produtores culturais, grupos e movimentos independentes que atuam na cena local. Esse vínculo é a semente de grandes e excelentes oportunidades para economia ludovicense, que tem os pequenos negócios como base importante”, assinala o diretor.

 

O Mobiliza SLZ prossegue até dia 12 de setembro, contemplando mais de 80 ações e eventos em diversos formatos, realizados de forma independente, nos mais variados pontos da cidade. Além das iniciativas de criativos autônomos e empresas.

 

São parceiro do Movimento: a Prefeitura de São Luís, Associação Comercial do Maranhão (ACM), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o Grupo Equatorial Energia e o São Luís Shopping, além do Instituto Cultural Vale e da empresa Alvorada Motos, estes dois últimos patrocinadores oficiais do Mobiliza SLZ.

 

Programação no feriado

 

Ações e iniciativas criativas, realizadas por empreendedores independentes de São Luís, anunciam que o Mobiliza SLZ chegou para fazer história. Para quem está na Cidade dos Azulejos durante os feriados de 7 e 8 de setembro, respectivamente, Dia da Independência e Dia da Fundação de São Luís, veja o que o Mobiliza SLZ tem de bom para oferecer.

 

07 de setembro (terça-feira)

 

  • Oficina de gestão financeira básica para pequenos negócios, com organização do Encontro de Brechós: a partir das 14h, no Casarão Tech, Rua da Estrela, Centro.

 

  • Festival Gastronômico Mobiliza SLZ: Horário de acordo com o funcionamento de cada restaurante. A lista de estabelecimentos participantes você confere nos páginas @sindebares_ e @abrasel_ma, no Instagram.

 

  • Pré-evento - I Mostra Virtual de Empreendedorismo + Renda: oficinas de capacitação on-line.

 

  • Feira Cultural JKomics: das 08h às 17h, na Praça Duque de Caxias, bairro João Paulo.

 

  • Conecta Surfe - Oficinas artísticas e limpeza de praias: das 8h às 20h, na Avenida Litorânea, Praia do Olho d'Água.

 

  • Movimento Corpo Livre: das 10h às 17h, na Avenida Litorânea, Praia do Olho d'Água.

 

  • Roteiro São Luís em Libras - City Tour: a partir de 15h, Centro Histórico de São Luís.

 

  • Conexão História: Mulheres que Encantam: a partir das 17h30, no Largo do Carmo, Centro de São Luís.

 

  • Made in Upaon: às 20h, na Entrenós, Rua do Giz, Centro Histórico de São Luís.

 

  • Pintura facial e artística com Pinceladas: das 16h às 20h, na Praça dos Poetas, Centro Histórico de São Luís

 

  • 13° Lençóis Jazz & Blues Festival: das 20h às 00h, na Concha Acústica da Lagoa da Jansen.

 

 

08 de setembro (quarta-feira)

 

  • Festival Gastronômico Mobiliza SLZ: Horário de acordo com o funcionamento de cada restaurante. A lista de estabelecimentos participantes você confere nos perfis do @sindebares_ e @abrasel_ma, no Instagram.

 

  • Meridiano 45/Mobiliza: de 17h - 00h, no Meridiano 45, Bairro da Ponta d’Areia.

 

  • Pré-evento - I Mostra Virtual de Empreendedorismo + Renda: oficinas de capacitação online.

 

  • Conecta Surfe - oficinas artísticas e limpeza de praias: Das 8h às 20h, na Avenida Litorânea, Praia do Olho d'Água.

 

  • Pintura facial e artística com Pinceladas: das 16h às 20h, na Praça dos Poetas, Centro. 

 

  • 13° Lençóis Jazz & Blues Festival: das 20h às 00h, na Concha Acústica da Lagoa da Jansen.

 

  • Land Art: a partir das 8h, na Avenida Litorânea, Praia do Caolho, próximo ao bar Coco Mel.

 

  • Oficinas Musicais - Visões de Lampião: das 9h às 12h / 14h às 17h, no Solar Cultural Maria Firmina dos Reis.

 

  • Lançamento da Linha “Sensações de São Luís”: evento é online, a partir das 11h no Instagram @oburiti;

 

  • São Luís em Cores, com Rosi Aquarelas: a partir das 15h, na Praça Nauro Machado, Centro.

 

  • Freewalking Tour - Vivencie o Centro Histórico: de 15h30 às 18h, na Praça Pedro II, Centro.

 

  • Raio-X Racial: a ação é on-line no Instagram @dacoraocaso, a partir das 11h.

 

  • Oficina de Tambor de Crioula Sete Saias de São Benedito: das 16h às 18h, no Auditório do Museu de Artes Visuais

 

  • Buriteco Café Mobiliza SLZ: a partir das 19h, no Buriteco Café, na Rua Portugal, Centro.

 

  • Moda do João Ikiru Ubuntu: de 20h às 21h, o evento é on-line no Instagram @modadojoao.

 

 

 

 

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

 Contato:

(98) 3216-6133

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao