Centro de Lançamento de Alcântara

Novo acordo de salvaguarda do CLA entre Brasil e EUA deve gerar oportunidades para pequenos negócios

O grupo foi recebido pelo diretor do CLA, coronel-aviador Marco Antônio Carnevale Coelho, e o Sebrae foi representado pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual da instituição, Raimundo Coelho, e pelo Diretor Superintendente, Albertino Leal.

Alcântara - O Sebrae foi uma das instituições do Sistema “S” que participou da missão empresarial que visitou o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) na última terça-feira (13). O grupo foi recebido pelo diretor do CLA, coronel-aviador Marco Antônio Carnevale Coelho, e o Sebrae foi representado pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual da instituição, Raimundo Coelho, e pelo Diretor Superintendente, Albertino Leal. 

“Estas são instalações importantes não para o Brasil, mas também para o mundo pelas possibilidades abertas e onde há oportunidade o Sebrae está presente para apoiar os empresários maranhenses”, afirmou Raimundo Coelho.

“Para nós, no Maranhão, com o aquecimento das atividades no CLA trará oportunidades para os pequenos negócios e não podemos estar alheios. Estamos nos preparando para atender os micro e pequenos empresários que buscarem nosso apoio para suprir a demanda gerada com a operação de lançamentos espaciais em Alcântara”, disse Leal.

O grupo conheceu a estrutura montada na cidade maranhense para a execução de missões de lançamento de foguetes de sondagem e de lançamento de satélites e discutiu o acordo de Salvaguardas Tecnológicas assinado este ano com os Estados Unidos, que permite o uso das instalações para lançamentos comerciais, mas que ainda precisa ser ratificado pelo Congresso Nacional antes de entrar em vigor.

Organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), a comitiva conheceu a Torre Móvel de Integração (TMI) e o Centro de Comando, assistiram uma apresentação sobre o modelo de negócios aplicado a comercialização do serviços de lançamentos a partir do CLA sobre a atuação da Força Aérea brasileira (FAB) e do emprego de meios espaciais na gestão do espaço aéreo brasileiro.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao