Ideathon

Projeto de incentivo a ideias inovadoras será realizado em Balsas

Parceria entre Sebrae e Unibalsas tem o objetivo de solucionar demandas do mercado local

A cidade de Balsas receberá uma maratona de geração de ideias com o objetivo de criar soluções para problemáticas do dia a dia do município e os acadêmicos de instituições de ensino públicas e privadas da cidade e circunvizinhança estão convidados a participar do desafio - denominado Ideathon Balsas, que será realizado em formato 100% digital, nos dias 29, 30 e 31 de outubro. 



O evento faz parte da série de ações do Sebrae, através da metodologia Sabraelab, desenvolvida no município pela Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unibalsas. Serão 56 horas de muito conhecimento e aprendizado para incentivar ainda mais a participação e produção acadêmica.



Uma primeira live de divulgação do evento foi realizada na última semana, quando foram anunciados os eixos que nortearão o Ideathon Balsas: Agronegócio, com os subtemas ‘defensivos agrícolas e meio ambiente’ e ‘sustentabilidade’; Segurança Pública e Saúde Preventiva, com os subtemas ‘protagonismo do usuário com o autocuidado’, ‘fortalecimento da saúde primária’ e ‘educação e saúde’. 



Parceria exitosa 

O gerente do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza, destacou a parceria entre a instituição e a Unibalsas, através de inúmeros projetos já desenvolvidos junto à comunidade acadêmica.  “O Ideathon é uma das formas que o Sebrae chega às instituições de ensino em todo o Brasil, de forma técnica e concisa, incentivando ideias de negócios inovadores e criativos para solução de problemáticas da vida real, gerando renda para esses os profissionais”, pontua Souza. 



Para o gestor da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unibalsas, professor Diego Andrada, o Ideathon é uma oportunidade para os acadêmicos expressarem suas  ideias, criando projetos que podem se tornar negócios bem sucedidos. 



“Estamos muito felizes em realizar essa maratona aqui na Agência de Inovação e Empreendedorismo, junto aos nossos acadêmicos, dando-lhes a oportunidade de mostrarem suas ideias, tirá-las do papel e compartilhá-las para ajudar a solucionar problemas reais. Além disso, o melhor trabalho concorrerá a prêmio cedido pela Lavro Norte Maquinas, parceiro do evento”, destacou o professor Andrada.



O desafio 

Ideathon é uma maratona online de geração de ideias organizada para o ambiente virtual e contempla várias fases disponíveis em uma plataforma específica, similar a uma rede social, onde os inscritos são estimulados a gerar ideias para solucionar  problemáticas propostas pelos organizadores. 

 

Podem participar do Ideathon de Balsas e região alunos do 3ª ano do Ensino Médio e acadêmicos de todos os cursos superiores de Balsas e região que envolve os municípios de Alto Parnaíba, Balsas, Benedito Leite, Carolina, Feira Nova, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso. 



As inscrições para o Ideathon Balsas são gratuitas e podem ser realizadas  na plataforma Sympla, pelo link tinyurl.com/ideathonbalsas





 

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

 Contato:

(98) 3216-6133

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao