Retrospectiva Junho 2019

Dois vencedores nacionais no X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e a realização da primeira edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora marcaram o mês que também contou com outras ações importantes.

A instituição começou o mês comemorando a vitória do Maranhão duas vezes na solenidade de entrega do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, realizada em Brasília. Dentre os 144 gestores finalistas de todo o Brasil, os prefeitos Albérico Silva (Barreirinhas) e Luís Fernando Silva (São José de Ribamar) arremataram o troféu nas categorias Inovação & Sustentabilidade e Compras Governamentais de Pequenos Negócios – sendo os projetos vencedores o “Voucher digital Barreirinhas” e o Mercado local urbano, vantagem real”.

 

Outra noite cheia de emoção para o Sebrae Maranhão foi a solenidade da premiação estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, que coroou o final do III Fórum Sebrae de Educação empreendedora. Os mais de 300 convidados puderam constatar com satisfação que o Maranhão possui iniciativas interessantes na área, motivando alunos a adquirirem comportamentos, competências e atitudes empreendedoras que serão fundamentais para protagonizarem, com mais propriedade, o seu futuro. A premiação, que tem objetivo de valorizar e estimular boas práticas dos educadores na disseminação do empreendedorismo.

 

O projeto “Delas Sebrae Mulher de Negócios”, voltado para empreendedoras maranhenses, foi apresentado na capital maranhense em evento que reuniu quase 300 empresárias selecionadas para a iniciativa. Para o evento, foi convidada a jornalista e apresentadora da TV Gazeta, Patrícia Lages, autora do blog Bolsa Blindada e que defende a autonomia financeira como uma das bases do empoderamento feminino. No

 

Neste mês, Sebrae e Instância de Governança Regional do Polo Turístico da Floresta dos Guarás deram mais um passo importante para a construção de um ambiente favorável ao crescimento sustentável do turismo na região do Litoral Ocidental Maranhense. Durante encontro realizado na cidade de Cururupu, foram mapeadas as potencialidades existentes na região, com destaque para os pontos fortes e as oportunidades, e ainda a cautela necessária quanto às fraquezas e ameaças que desafiam o crescimento do turismo na região. A ideia central do encontro foi a formulação de um plano estratégico de atuação integrada para desenvolver o turismo na região da floresta dos guarás.

 

Na vitrine da 29ª Expocachaça, realizada na Expominas, em Belo Horizonte (MG), o Maranhão foi representado pela Jacobina, Baronesa, Vale do Riachão, Buriti, Capotira e Reserva do Zito, além da Tiquira Guaaja. No evento, dividiram o mesmo stand, fortalecendo as parcerias, o Sebrae, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e o Projeto Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão (Cartima).

 

Em Brasília, parceiros maranhenses da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) estiveram presentes na oitava edição do Seminário Brasil Mais Simples que enfatizou e defendeu a necessidade de termos menos burocracia para que a roda do desenvolvimento gire de maneira mais rápida no país. A caravana foi organizada pelo Sebrae Maranhão e contou com a participação de representantes da Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa), Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Junta Comercial do Maranhão, Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Urbanismo e Habitação de São Luís e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

         

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

 

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao