Retrospectiva Maio 2019

O mês marcou a Semana do MEI, a adesão de prefeituras ao Programa Cidade Empreendedora, além de ações em áreas diversas, como o Turismo, Inovação, Economia Criativa, dentre outras.

Um mês de muitas atividades e eventos em diversas áreas, passando pelo Atendimento, Tecnologia e Inovação, Economia Criativa, Turismo, Políticas Públicas e Mercado, além das reuniões internas de alinhamento com a direção da casa. Dois destaques foram a 11ª Semana do MEI e 6ª Semana Nacional de Educação Financeira que aconteceram simultaneamente, vindo ao encontro das demandas do microempreendedor individual quanto à gestão de seus pequenos negócios. Este ano, os eventos aconteceram em 71 cidades maranhenses com a realização de quase 400 ações.   

 

Para fortalecer, ampliar e tornar mais favorável o ambiente para os pequenos negócios no Maranhão, o Sebrae e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) celebraram, neste mês, mais um convênio de cooperação técnica para a indução do empreendedorismo e desenvolvimento local e territorial.  A assinatura do termo da parceria aconteceu durante a reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Sebrae estadual, com a presença do presidente Raimundo Coelho e pelo presidente do TCE, Nonato Lago.   

 

Os municípios de São Luís, Imperatriz, Bacabeira, Balsas, Colinas, Cururupu, Governador Edson Lobão, Grajaú, Guimarães, Matinha, Pastos Bons e Santa Rita aderiram ao Programa Cidade Empreendedora. Idealizado e executado pelo Sebrae, o programa visa transformar a realidade local do município por meio da implantação de políticas de desenvolvimento voltadas para a área econômica e social, aprimorando o ambiente dos negócios e gerando cada vez mais soluções acessíveis aos empreendedores locais.

 

Na área do Turismo, foi realizada a primeira edição do Hackatour, evento focado no desenvolvimento de soluções tecnológicas para negócios do setor, criação de startups e estímulo à inovação. Na parte maranhense da Rota das Emoções ocorreu o Conecta Rota, nas cidades de Tutóia e Barreirinhas, quando a especialista em mídias digitais para o turismo, Marta Poggi, conversou com os empreendedores sobre a importância da digitalização de seus negócios – na oportunidade, o Sebrae reconheceu alguns empresários e parceiros.  

 

Ainda no destino turístico de sol e muita aventura, empresários de Linhares (ES), atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), buscando reconstruir suas vidas e seus negócios, conheceram a experiência de duas cidades turísticas que vivem às margens de um rio – Barreirinhas e Parnaíba, cidades polo da Rota das Emoções.

 

Alinhamento

Dois dias de alinhamento para imprimir um novo ritmo de trabalho no Sebrae Maranhão. Este foi o objetivo maior do Start Sebrae, um evento da Diretoria Executiva, voltado para quem pensa na gestão das ações da empresa. Gerentes regionais e de unidades meio, gerentes-substitutos, coordenadores de Núcleos de Atendimento Empresarial e de carteiras de projetos estiveram presentes em São Luís para participar do momento de integração e de muita informação.   

 

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

 

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao