Transforme Agora Ciclo II

Sebrae cumpre agenda positiva na Região Tocantina

Diretoria realiza segundo ciclo da ação Transforme Agora e percorre diversos empreendimentos atendidos pela instituição, além de visitas e entregas importantes aos parceiros institucionais na região.

Os dirigentes do Sebrae iniciaram no mês de outubro, uma série de visitas aos clientes e parceiros das unidades regionais. A agenda positiva chamada Transforme Agora, começou o segundo ciclo pela Região Tocantina. A agenda percorreu os municípios de Imperatriz, Buritirana, Governador Edison Lobão e Porto Franco.

Participaram da ação, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho; o diretor superintendente, Albertino Leal de Barros Filho; o diretor técnico, Mauro Borralho de Andrade e a diretora de Administração e Finanças, Rachel Jordão.

Com foco na retomada da economia após o pico do Covid-19, a agenda de visitas iniciou aos diversos empreendimentos atendidos pela Regional do Sebrae em Imperatriz, abrangendo outros municípios, visando estimular ainda mais essas empresas na retomada da economia.

Além de visitas a parceiros institucionais com entregas também de documentos importantes referentes ao programa Cidade Empreendedora, entregas do Guia do Candidato Empreendedor, documento elaborado aos que desejam pleitear cargo público nas eleições de 2020, entregues ao prefeito de Governador Edison Lobão, Geraldo Braga; prefeito de Buritirana, Vagtônio Brandão; e aos secretários representantes do prefeito de Imperatriz, Francisco de Assis Ramos. E ainda o lançamento na região do programa Avança Maranhão e ampliação da parceria com a Jucema por meio da rede de atendimento integrada: Aqui Tem Sebrae. 

“Momento oportuno para acompanhar esses empreendimentos atendidos e os relatos no processo de inovação diante do momento, são resultados positivos.  O Sebrae está com eles, nossa visita é perceber esses frutos das ações do Sebrae nos diversos campos, estamos ao lado e estimulando para que produzam e assim a economia circule. O Sebrae é incentivador das compras locais, do mercado acontecendo no município e região. Lançamos junto as entidades empresariais do Estado, o programa Avança Maranhão que traz diversas soluções aos empresários nessa retomada. Também estamos em prévia de eleições, dessa forma inserimos pautas na agenda dos candidatos para que eles pensem no empreendedorismo de forma clara, efetiva”, enfatizou o diretor superintendente do Sebrae no estado, Albertino Leal de Barros Filho.  

Casos de sucesso

Entre os empreendimentos visitados in loco, casos de sucesso de diversos segmentos, na zona urbana e rural, que vem fazendo a diferença, desde o início da pandemia com boas práticas e se reinventado diante do mercado. Em Imperatriz já são mais de 11.095 MEIs formalizados, cerca de 9.790 microempresas (ME) ativas e 906 empresas de pequeno porte (EPP) ativas na cidade.

As empresas voltadas ao setor de alimentação, ITZ Prime Hamburgueria e Sushi e o Made In Roça, dos empresários Layara Bonfim dos Santos e Alder Malavasi, respectivamente, foram algumas incluídas na agenda. Ambos foram atendidos pelo último ciclo do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), e estão em andamento com outras soluções da instituição. O setor foi um dos mais impactados durante a pandemia, mas estes empreendimentos inovaram ao adotarem novas estratégias.

“Tivemos muitos desafios diante da pandemia. Sebrae contribuiu para a sobrevivência do nosso estabelecimento, sempre buscamos trabalhar as fraquezas e executar as melhorias necessárias. Os programas, como ALI, ajudaram no crescimento. Na pandemia, tivemos desafios, mas continuamos crescendo. Aprimoramos por exemplo, o atendimento via delivery que naquele momento era nossa principal forma de faturamento, assim como outras ações. Continuamos buscando fazer um serviço de excelência, qualificado, de controle, instalamos uma plataforma para conhecer melhor nosso cliente e isso somou muito. Nosso leque durante a pandemia aumentou”, afirma Layara da ITZ Prime Hamburgueria e Sushi. 

“São resultados satisfatórios que alavancam nossa economia, para continuarmos com nossa missão apoiando e colaborando com os pequenos negócios. Empreendimentos que fazem a diferença na Região Tocantina e se reinventaram na pandemia com iniciativas que trouxeram ainda mais clientes e com suporte efetivo do Sebrae”, reforça o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho.

Outros segmentos, como o da beleza, a Depyl Action, da empresária Jaciane do Nascimento, também foi visitada pelos dirigentes. A empreendedora faz parte do projeto piloto do Sebrae no estado, Delas Mulheres de Negócios e na pandemia adotou estratégias e reestruturou seu negócio, seguindo todos os protocolos sanitários de segurança.

Seguindo em Governador Edison Lobão, outra visita in loco foi Hotel Ribeirãozinho, no mercado há dois anos e meio e que também que vem se reinventando diante da retomada dos negócios pós-pandemia, como reforçou a empresária Iara Vicente Medeiros. Em Porto Franco, empreendimentos como a estância de Lazer, Recanto do Sol, do empresário Lázaro Gomes, e a Distribuidora Saborelle, comandada por Juliano Almeida Teles, foram outros empreendimentos acompanhados.

Programa Cidade Empreendedora

Em agenda com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que contempla a Sala do Empreendedor e ainda com a Secretaria municipal de Governo e Projetos Estratégicos (Segov), os dirigentes do Sebrae entregaram documentos referente ao programa Cidade Empreendedora, que integram o pacote de soluções que o município contratou visando a implementação do empreendedorismo na gestão pública.

Foram entregues o planejamento estratégico para a gestão municipal e a pesquisa de imagem da prefeitura aos secretários da Segov, Eduardo Sousa e da Sedec, Wilson Alves, que no ato representaram o prefeito de Imperatriz, Francisco de Assis Ramos. E ainda assinado um termo reforçando as parcerias e entregue o Guia do Candidato Empreendedor.

Na mesma agenda, foi assinado o termo de ampliação da Sala do Empreendedor para um novo ponto de atendimento no campus Centro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz, fruto da parceria entre o Sebrae, prefeitura municipal, por meio da Sedec e a UFMA, junto ao diretor da universidade, Daniel Duarte.  O termo de expansão dos atendimentos da Sala do Empreendedor é parte de ação do Programa Líder Região Tocantina, desenvolvido na região.

Em Governador Edison Lobão, outro município que implementou o empreendedorismo na gestão pública por meio do Cidade Empreendedora, o Sebrae fez entrega dos documentos ao prefeito Geraldo Braga, que pontuou os avanços proporcionados a partir da execução do programa.  

“O município colhe os frutos positivos desses trabalhos. A parceria com o Sebrae, com o Cidade Empreendedora está propiciando para nossa equipe de trabalho, uma capacitação e formação para melhor atender a população. Nossas secretarias e órgãos estão servindo de forma diferenciada. A gestão melhorou, o atendimento ficou mais qualificado e profissional”, sinalizou o prefeito Geraldo Braga, que também recebeu das mãos dos diretores superintendente, Albertino Leal de Barros Filho e do diretor técnico, Mauro Borralho; o Guia do Candidato Empreendedor.   

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

 

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao