Biossegurança

Sebrae elabora protocolos sanitários para auxiliar pequenas empresas na retomada segura

São 35 documentos preparados para atender 47 segmentos da economia que correspondem a 75% dos pequenos negócios no Brasil, entre eles o turismo.

Após pouco mais de três meses de distanciamento social, por conta da pandemia do novo Coronavírus, chega o momento das empresas se prepararem para a reabertura gradual. Estados e municípios trabalham na elaboração de protocolos de retomada gradativa das atividades empresariais.

De olho nesse cenário, o Sebrae está orientando as micro e pequenas empresas para a retomada segura de suas atividades em todo o estado do Maranhão. A instituição preparou e está disponibilizando um conjunto de protocolos sanitários com orientações práticas que tem como principal objetivo, garantir a retomada dos negócios mantendo os devidos cuidados para minimizar os riscos de contágio pela Covid-19.

Ao todo são 35 documentos preparados, por meio do Programa Sebraetec, para atender 47 segmentos da economia que correspondem a 75% dos pequenos negócios no Brasil, entre eles o turismo, que só em 2019 faturou quase R$ 140 bilhões, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Entre os negócios desta categoria, 95% são classificados como micro e pequenas empresas ou microempreendedores individuais, de acordo com o Ministério do Turismo.

Empresas como a Costa Leste EcoAventura, do empresário Raimundo Cleyton, de 38 anos, localizada na cidade de Barreirinhas, ponto inicial da Rota das Emoções no Maranhão. Fundada em 2013, a Costa Leste é uma empresa familiar, já que Cleyton toca o negócio tendo a esposa como sócia e é especializada em eco turismo e atividades ao ar livre e como a maioria esmagadora das empresas do seu segmento viu com a pandemia o negócio praticamente parar, foi aí que o empresário percebeu a importância de se reinventar. Com o apoio do Sebrae, Cleyton tomou diversas medidas de gestão, com vistas na retomada do negócio pós-pandemia e agora está atento aos protocolos sanitários que precisará respeitar daqui pra frente.

“Diminuímos em nosso portfólio o número de atividades por semestre, ou seja, a partir da reabertura teremos nosso calendário de atividades dividido em duas fases anuais, com atividades turísticas específicas, direcionadas especialmente para cada uma das temporadas. Aumentando em cada atividade temporária a estadia do cliente conosco, nos dando a oportunidade de garantir maior o controle de qualidade e segurança sanitária, que agora serão imprescindíveis. Também melhoramos nossos mecanismos na relação cliente/atendimento/website fazendo com que a experiência do cliente em nosso website torne-se mais independente, onde ele possa visualizar, decidir e comprar com mais agilidade e facilidade via plataforma eletrônica e principalmente, nos colocando dentro dos novos parâmetros de segurança estipulados pelos órgão controladores federais, estaduais e municipais”, garantiu o empresário.

Os empresários podem acessar o conjunto de protocolos de biossegurança através do portal www.sebrae.com.br, lá as orientações estão divididas por segmento. Para o turismo, foram elaboradas medidas que contemplam meios de hospedagem, atividades de turismo em áreas naturais, agências de turismo, artesanato e empresas que tenham o turismo de negócios e eventos como mercado.

Além disso, o Sebrae no Maranhão está finalizando uma agenda com uma série de produtos e iniciativas que irão apoiar os empresários de todo o estado, tanto do setor do turismo, quanto de todos os setores que já tiveram suas atividades liberadas para reabertura. Para o turismo, um Webinar está previsto para acontecer na semana de 22 a 26 de junho, com data a ser divulgada nas redes sociais do Sebrae Maranhão.

Outras iniciativas como a possibilidade de contratação de consultorias online e pacotes de consultorias específicas em biossegurança, estão sendo formatadas pela equipe de especialistas da instituição, é o que explica o Diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

“Formamos uma equipe multidisciplinar que agrega especialistas do Sebrae das mais diversas áreas de gestão, tecnologia, atendimento, competitividade, entre outras, e estamos concluindo um pacote de produtos que irão atender empresários de todos os segmentos da economia, seja com ferramentas de gestão e melhoramento dos seus negócios ou com ferramentas que irão auxiliá-los no cumprimento dos protocolos sanitários. Viabilizaremos o atendimento das demandas relacionadas aos protocolos por meio do Sebraetec”, garantiu Borralho.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

(98) 9 9189-4245

 

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao