Inovação

Sebrae lança ebook para orientar negócios do mercado Geek

Material traz dicas, perfis e outras estratégias sobre o amplo mercado consumidor do universo Geek. O ebook pode ser baixado gratuitamente na loja virtual do Sebrae Maranhão.

O Dia mundial do Orgulho Nerd, popularmente conhecido também como o Dia da Toalha, é comemorado dia 25 de maio. A data celebra e representa todos os entusiastas, consumidores e produtores da cultura geek, fãs de tecnologia, jogos eletrônicos, histórias em quadrinhos, HQs, mangás, cosplays, animes, livros, filmes, séries e outros artigos que envolvem os apaixonados por esse universo.

O mercado Geek segue em ampla expansão e leva seus consumidores aficionados por novas tecnologias, a se interessarem por inovações e buscar exclusividades. Dados revelado pelo artigo científico Estratégia de Marketing Focada nos Geeks, identificou que 78% do público desse segmento prefere a internet para fazer suas compras e ainda, gastam em média 40% a mais que a média nacional.

Um estudo chamado Geek Power conduzido pela Omelete Group em parceria com o Instituto MindMiners, revelou que esse mercado está cada vez mais diverso e democrático. Em relação ao gênero dos geeks brasileiros, 63% são homens e 37% são mulheres. Uma faixa etária de 38% tem até 24 anos e 40% estão entre 25 a 34 anos. Com expansão e atentos ao perfil desses consumidores, os donos de pequenos negócios podem criar novas oportunidades para esse público, desenvolver produtos e serviços diferenciados e inovadores que atendam às necessidades.

Pensando nisso, o Sebrae Maranhão preparou um material exclusivo, um ebook que reúne diversas informações, perfis e hábitos de consumo, que explora todo o potencial do público Geek. Além de dicas estratégicas para que os empresários do segmento possam conquistar esse público.

O gerente do Sebrae em Lençóis Munim, David Felipe Amorim afirma que é importante o empresário estar atento aos hábitos deste consumidor e que o ebook traz orientações estratégicas que vão ajudá-lo. “O mercado geek representa inúmeras possibilidades aos pequenos negócios. São consumidores que mudam rapidamente de hábitos com avançar da tecnologia. Este público compra mais que a média nacional, são ávidos por novidade e utilizam seus canais digitais para efetuarem suas compras. Utilizam mais o delivery e mais de 90% acessam suas redes sociais com frequência. Então, é necessário o empreendedor ficar atendo a tudo isso. São informações que o ebook  explora”, explica.

David reforça ainda que o empresário deve interagir com seu cliente e sempre dar atenção ao que ele tem como necessidade. “Interação é fundamental e deve ser feita pelas redes sociais. Investir em relacionamento, conhecer mais o cliente, otimizar os esforços, canalizar promoções focadas nas necessidades do mundo geek, promover uma comunicação mais assertiva, oferecer produto corretamente, enfim, está antenado com esse público é fundamental. Além de investir em outros canais de vendas, novas tecnologias, boas ferramentas que possam alavancar suas vendas considerando o cenário, que está em plena ascensão”, enfatiza David.

O ebook exclusivo “A sua empresa e o mercado Geek” está disponível na loja virtual do Sebrae Maranhão (loja.ma.sebrae.com.br ) e pode ser baixado gratuitamente. O acesso também está disponível nas redes sociais do Sebrae Maranhão (Instagram: @sebraemaranhão e no Facebook: @sebraema).

O material integra um conjunto de ações do Sebrae no Maranhão para orientar os pequenos negócios do estado, especialmente neste período de pandemia, com o objetivo de ajudar a pensarem em alternativas para seus negócios. As soluções estão disponíveis em vários canais de atendimento, que o Sebrae leva aos empreendedores de todo o estado.

  

Confira algumas dicas para o mercado Geek:

 

01 - Pesquise e conheça seu público: Os geeks não todos iguais. Invista tempo conhecendo seu cliente, seu aniversário, sua idade, onde mora e com o que trabalha. Isso ajudará

 

02 - Agregue valor construindo e zelando pela imagem da sua empresa: A forma como você conduz e se posiciona nas redes sociais impacta diretamente em como o seu cliente percebe sua imagem.

 

03 - Criar identidade com seu público: Fuja dos estereótipos, pois há vários perfis dentro do universo geek. Você precisa entender cada um desses perfis e planejar como alcançá-los.

 

04 - Utilize hashtags em suas publicações, especialmente em datas especiais: a sua empresa será vista por aqueles que não a seguem, mas que tenham interesse em comum. O bom conteúdo engaja e transforma.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

 

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao