Ação Sebrae

Sebrae lança projeto para setor de alimentos e bebidas de São Luís

O projeto atenderá empresas dos segmentos de polpas de frutas, sorveterias, panificadoras e de envasamento de bebidas.

São Luís - O Sebrae no Maranhão está estruturando um projeto voltado ao mercado de alimentos e bebidas. Trata-se do projeto “Gestão na Produção de Alimentos e Bebidas na Região Metropolitana de São Luís”, que irá atender 100 empresas de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Já aconteceram duas fases, no Sebrae Jaracaty, que contaram com a presença de empresários do setor. O primeiro foi para apresentação do projeto e a segundo, a realização da Oficina de Estruturação do projeto, que aconteceu na última segunda-feira (28).

A apresentação do projeto, teve início com uma palestra sobre estratégias empresariais e depois, houve a apresentação propriamente dita, feita pela gestora do Projeto “Gestão na Produção de Alimentos e Bebidas na Região Metropolitana de São Luís, Rosana Muniz. Na ocasião, foram esclarecidas dúvidas, apresentada a metodologia de trabalho, que tem prazo de vigência de 18 meses, começando em junho de 2018.

“Apresentamos a proposta de trabalho e verificamos a adesão dos empresários convidados para participar do projeto. O foco será a competitividade, lucratividade e sustentabilidade dessas empresas, como forma de ampliar a participação dos micro e pequenos empresários no mercado”, explicou a gestora.

No âmbito das ações previstas no projeto, além dos diagnósticos, os empresários receberão capacitações e consultorias dentro das soluções Sebrae. “Após um mês das consultorias há o retorno das mesmas, para verificar a aplicabilidade das soluções sugeridas para cada caso. Um dos resultados que vamos buscar é o aumento da lucratividade”, explicou a gerente regional do Sebrae em São Luís, Marise Abdalla.

Dentro do perfil das empresas que podem aderir ao projeto estão empresas dos segmentos de polpas de frutas, sorveterias, panificadoras e de envasamento de bebidas.

O proprietário do Picolé Eukero, empresário Roberto Ramalho, acredita no projeto e de como ele pode ajudar as empresas que estão no segmento de alimentos e bebidas. “A palestra foi muito esclarecedora, pois é importante que conheçamos nosso cenário, sabendo das ameaças e oportunidades. Também temos que estruturar nossas ações, fazendo um plano de negócio que atenda a ideia que temos e passada essa fase, é importante sermos sustentáveis. Acredito que o projeto vai melhorar aspectos importantes dentro das empresas que optarem por fazer parte”, declarou o empresário.

Oficina de Estruturação do Projeto

A segunda fase foi a realização da Oficina de Estruturação do Projeto, que aconteceu na última segunda-feira (28). A proposta da oficina foi definir os parâmetros de atuação do projeto, bem como as ações e o plano estratégico do projeto. “A Oficina de Estruturação é determinante para conseguirmos subsídios para construir as ações do projeto e saber até que ponto podemos mudar a realidade dos pequenos empresários do segmento de alimentos e bebidas. Por meio dela, pudemos levantar informações sobre as demandas de cada segmento que será atendido pelo projeto e tratar sobre as ações que poderão ajudar no alcance de resultados”, destacou Rosana.

O empresário Ayrton Mesquita, da panificadora Riacho Doce, afirmou está motivado para participar do projeto. “Sempre gostei do atendimento do Sebrae, já participei de diversas capacitações e acredito que essa seja uma oportunidade de melhorar nossos negócios, pois investir na empresa da gente, por meio de qualificação, é um aprendizado para a vida”, concluiu ele.

Os empresários que se encaixam no perfil ainda podem aderir ao projeto e para isso, devem procurar a Unidade Regional do Sebrae de São Luís, localizada na Avenida dos Holandeses, no edifício Windows Open Mall e contactar com a gestora do projeto, Rosana Muniz, no telefone: (98) 3133.5917 ou por email: rosana@ma.sebrae.com.br,  para que o projeto seja apresentado aos empresários interessados e verificada a elegibilidade  e a pactuação em participar das ações.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao