Semana Global de Empreendedorismo

Sebrae no Maranhão tem programação na Semana Global de Empreendedorismo

Na programação local tem eventos programados para 25 cidades maranhenses e tem como tema "A retomada da economia e o papel do empreendedorismo".

Criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown, e pelo então presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm, a Semana Global do Empreendedorismo (SGE) retorna este ano com uma ampla programação direcionada a diferentes públicos. O evento acontecerá no período de 16 a 20 de novembro e terá o Sebrae como anfitrião do evento. Neste ano, a programação da Semana Global do Empreendedorismo terá como tema central "A retomada da economia e o papel do empreendedorismo".

Segundo o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, o evento é um ótimo canal para a ampliação e disseminação da cultura do empreendedorismo. "A SGE é um movimento mundial, que por objetivo fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, ao conectar, capacitar inspirar as pessoas a empreender. Por isso a temática desse ano, está focada na retomada da economia e no papel do empreendedor. Esse movimento já mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhões de pessoas com cerca de 10 mil atividades, o que faz a edição brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais", explicou a executivo.

De acordo com a gerente da Unidade de Cultura Empreendedora (UCE)do Sebrae no Maranhão, Raíssa Amaral, a instituição está participando de forma ativa na edição deste ano da Semana Global do Empreendedorismo. "Consideramos a SGE um importante momento para disseminar a cultura do empreendedorismo, pela importância que ela tem para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas. A programação está repleta de ações presenciais e online, os painéis temáticos "Empreendedorismo e políticas públicas e a retomada da economia pós crise", "Jornada Empreendedora, "A educação como novo modelo de negócio", "O Mundo digital e empreendedor jovem" "Como superar a crise e fortalecer os negócios" "A transformação digital nos pequenos negócios e o poder das redes", "#Inspire-se: o digital conecta negócios", que tem expoentes nacionais como Geraldo Rufino, Martha Gabriel e Tiago Nigro", destacou.

NOVEMBRO

De acordo com a gerente da Unidade de Gestão de Atendimento e Relacionamento com Clientes (UGARC) do Sebrae no Maranhão, Hildenê Maia, o evento terá uma programação estendida para todo o mês de novembro. "Apesar do nome do evento ser Semana Global do Empreendedorismo, todos os eventos que o Sebrae no Maranhão está realizando durante o mês de novembro farão parte da agenda global. Também teremos uma programação própria para professores, alunos e mulheres empreendedoras dentro da Educação Empreendedora na SGE", explicou a gerente.

Ao longo da programação da Semana Global do Empreendedorismo, serão abordados sete subtemas: transformação digital dos pequenos negócios, desafios da gestão financeira/recuperação de dívidas, segmentos mais afetados x oportunidades, novos modelos de negócios e diferenciais competitivos, desigualdade, inclusão e diversidade, educação empreendedora e comportamento empreendedor/soft skills.

O evento contará com a participação de nomes de destaque no campo do empreendedorismo, como Carlos Melles, presidente do Sebrae; Jonathan Ortmans, CEO da Global Entrepreneurship Network (GEN); Camila Junkeira, da Endeavor; Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora; Marcelo Quelho, da Conaje; Luiza Trajano, fundadora do Grupo Mulheres do Brasil; Maju Coutinho, jornalista e influenciadora, e Tânia Cosentino, CEO da Microsoft Brasil.

PROGRAMAÇÃO LOCAL

Na programação da Semana Global de Empreendedorismo, estão previstas 62 ações organizadas pelo Sebrae e seus parceiros. Estão previstos seminários, oficinas, palestras, meetings, feira, consultorias e cursos que ocorrerão tanto presencialmente quanto online. As ações ocorrerão na capital e em outras 25 cidades maranhenses.

De acordo com a gerente da unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae no Maranhão, esse número de eventos e ainda pode ser ampliado. "A programação é aberta. Basta entrar no site da SGE e cadastrar o seu evento. Esse número aumenta todos os dias", explicou Raíssa Amaral.

Entre os eventos listados na Semana Global de Empreendedorismo no Maranhão estão a palestra de abertura da SGE no estado, a Semana Digital e a Seminário Negócios Rurais, em Imperatriz; Oficina Descomplica MEI, em Caxias; Oficina de acesso a crédito, em Timon; Palestra de Empreendedorismo, em Chapadinha; Empretec, em São Luís; Simpósio Virtual, em Vila Nova dos Martírios; Curso Negócio Certo Rural, em parceria com o Senar, em Grajaú, Barra do Corda, Sítio Novo e Amarante do Maranhão e a 7ª Semana Nacional de Educação Empreendedora para citar alguns dos eventos programados.

Quem desejar participar da SGE, pode acessar o site do evento pelo endereço eletrônico https://www.empreendedorismo.org.br/#/ e procurar na programação a ação que lhe interessar. A busca pode ser feita por estado, por cidade, por categoria, por data ou por uma combinação desses parâmetros de busca.

"A Semana Global de Empreendedorismo um grande movimento que acredita na causa do empreendedorismo como capaz de gerar desenvolvimento econômico social e transformar realidades, e busca, por meio de sua rede, da mídia e do ecossistema empreendedor conectado e ativado, promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro e, por consequência, no ambiente de negócios maranhense também", finalizou o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

 

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao