Inovação

Sebrae oferece 200 vagas para empresas em projeto gratuito de inovação

No Maranhão, o Programa ALI vai atender gratuitamente empresas de São Luís, Imperatriz e Caxias.

Empresas que buscam pela inovação podem se destacar no mercado. E pensando em promover a competitividade das micro e pequenas empresas, o Sebrae abre inscrições para o novo ciclo do programa Agentes Locais de Inovação (ALI). O programa, uma parceria entre Sebrae Nacional e o CNPQ, atende os pequenos negócios formalizados com CNPJ ativo, que estejam em um momento empresarial de busca pelo desenvolvimento de novos produtos, serviços ou modelo de negócios.

“Há dois anos assumi a gestão de uma Farmácia e enfrentei o grande desafio de administrar um negócio. Procurei o Sebrae e foi em um programa de inovação que realmente consegui ter noção mais clara sobre os processos de gestão. Estou aplicando esses processos e tenho certeza que esse conhecimento trará uma possibilidade mais assertiva de sucesso para a minha empresa”, relatou a fisioterapeuta Raquel Alencar. 

Raquel foi uma das empresárias que finalizou o último ciclo do ALI na cidade de Caxias e está fazendo a diferença no mercado local. “Dentre as medidas inovadoras aplicadas na empresa, elaboramos um plano de assinatura de medicamentos de uso contínuo com a proposta de gerar comodidade, satisfação, atenção diferenciada e economia ao cliente. Todos os dias é um desafio e um aprendizado diferente, mas estamos confiantes de que a inovação é o caminho certo”, acrescentou Raquel.

Como participar
O Programa de Inovação é 100% subsidiado pelo Sebrae. Ao todo serão ofertadas 200 vagas, sendo 100 para São Luís, 60 para Imperatriz e 40 para Caxias. As empresas interessadas em participar do programa devem fazer uma pré-inscrição, até 31 de julho, no radar da inovação no link: http://radardainovacao.ma.sebrae.com.br/ A partir do radar, o Sebrae vai selecionar as empresas que participarão do ALI nos municípios.


Sobre o ALI
O ALI envolve até 10 encontros nas empresas, por um período de até oito meses. A metodologia utilizada é inspirada no processo de desenvolvimento de novas soluções por meio de uma pesquisa das necessidades dos clientes, analisando alternativas que poderiam ser ocupadas por produtos e serviços inovadores e que hoje não são atendidos pelas soluções já existentes no mercado.

O acompanhamento pelo ALI tem a inovação (nova solução, inovação em produtos e serviços, inovação em modelo de negócios, inovação de processos) como meio de geração de resultados concretos para as empresas participantes. Esses resultados podem ser vistos na forma de aumento de receita, redução de custos e crescimento da produtividade.


“No cenário atual, a empresa que deseja sobreviver precisa inovar sempre. Não há como criar mais lucros sem a geração de novas receitas. E a geração de novas receitas só será possível por meio das inovações que a empresa venha a implantar. Então, inovar nesse momento é a palavra de ordem. Só inovando se consegue manter-se à frente da concorrência. E como muitos empresários se sentem perdidos nesse tema, o Sebrae, por meio do ALI, tem ajudado nesse direcionamento, utilizando a metodologia de Gestão da Inovação, estruturada para que qualquer empresa, independentemente de seu porte ou estrutura, possa gerar inovações bem-sucedidas de maneira sistemática”, afirma a analista técnica do Sebrae e coordenadora estadual do ALI, Luciana Barreto.

SERVIÇO
O quê:  Inscrições programa Agentes Locais de Inovação
Quando: até 31 de Julho
Onde: Radar da inovação no link: http://radardainovacao.ma.sebrae.com.br/
Porta-voz do Sebrae:
*Cesar Augusto Viegas Guimarães Filho – gerente regional do Sebrae em Caxias
*Contato: Lorena Miranda - Assessoria de Comunicação do Sebrae em
Caxias (99) 99155-9615/98193-5950

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

(98) 9 9189-4245

 

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao