Dia das Mães
“Sou empreendedora, mãe e tenho vencido os desafios da vida”
Natalia Mesquita vive, há três anos, momentos marcantes e motivadores ao acompanhar o crescimento do filho Abner e, ao mesmo tempo, atuar na área do associativismo e cooperativismo.
08/05/2020 às 12:30 - Por: Redação
Natalia Campos Mesquita viveu o período de sua transformação materna enquanto se dividia com as atividades da administração da Associação dos Criadores de Frango e Hortifrutigranjeiros de Açailândia (ACFHA) e na Cooperativa Mista de Produtores, ambas localizadas na Vila Ildemar. Atendida pelo Sebrae na Região Pré-Amazônica, em Açailândia, ela conta os desafios e as motivações diárias que trazem a maternidade e suas influências na vida profissional.
A aparência jovem de Natalia esconde as muitas experiências adquiridas à frente dos trabalhos na ACFHA, que se somam consideráveis anos. Já foi vice-presidente e depois assumiu a presidência da entidade. Hoje, ela retornou à vice-presidência e contribui, também, nas atividades da Cooperativa Mista de Produtores.
Quando o filho Abner chegou há três anos, Natalia precisou se reorganizar. O apoio do marido e de toda a família, a ajudam a manter suas funções na párea do associativismo e cooperativismo, sem deixar de acompanhar os passos diários do seu menino. “Nesse momento da maternidade, acompanhar o meu filho e ao mesmo tempo empreender só é possível porque tenho o suporte da minha família. A possibilidade de flexibilizar os horários, permite que eu aproveite momentos preciosos com ele”.
Passando por transformações que ela acredita serem necessárias na vida de uma mulher, Natalia destaca que, após a maternidade, passou a gostar ainda mais do que faz. “Me reinventei. Aquilo que você idealiza, coloca em prática você consegue. Sou uma mulher empreendedora, mãe e tenho vencido os desafios da vida. Tudo tem se organizado e vai se adaptando às minhas necessidades”, coloca.
Desafios na Associação
A ACFHA já recebeu diversas ações com foco no fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento dos negócios rurais dos produtores. Um estímulo desde a participação no projeto do Sebrae DET Vila Ildemar, há alguns anos. O apoio do Sebrae, como Natalia ressalta, foi essencial para orientar os associados sobre a gestão da atividade rural, a ampliar a relação de parceiros estratégicos que, antes, era limitada e impossibilitava que acessassem novos mercados.
“O Sebrae chegou num momento importante para a associação. Contribuiu na ampliação de nossa atuação, na organização e nos ajudou a pleitear novos mercados. Nossos produtores necessitavam de orientações especializadas nas hortas e na gestão de suas propriedades rurais”, relembra.
Na ACFHA diversos associados se destacam pela produção de hortaliças, verduras e polpas de frutas. Nos últimos anos, parte da produção é escoada para escolas públicas municipais por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de Açailândia e municípios vizinhos.
É nessa rotina intensa e bastante movimentada que Natalia se divide, entre a maternidade e a gestão da associação. Um empenho valoroso que a deixa motivada e sempre disposta a superar os desafios. E o apoio do marido e da família são os combustíveis que a amparam e permitem o acompanhamento diário na rotina do seu Abner.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão
(98) 3216-6133
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Facebook.com/sebraema
Youtube/umcsebraema
Twitter: @Sebrae_Ma
Instagram: @SebraeMaranhao