Oportunidade

União Europeia vai realizar evento sobre energia renovável para pequenos negócios

Os interessados já devem candidatar-se para participar da 8ª missão de matchmaking da Low Carbon Business Action in Brazil, que está agendada para o mês de outubro, em Fortaleza.

Estão abertas até 6 de agosto as inscrições para a 8ª missão de matchmaking do projeto Low Carbon Business Action in Brazil que ocorrerá de 3 a 6 de outubro, em Fortaleza (CE) com a temática Energias de Fontes Renováveis. O “All about Energy” é idealizado pela União Europeia e realizado em parceria com o Sebrae e demais instituições nacionais, para tratar de soluções sustentáveis em energia – solar, eólica, biomassa e atividades transversais em energia renováveis, como capacitação, educação, pesquisa e inovação; consultoria e estruturação financeira, acesso a linhas de crédito e financiamento, além de assuntos referentes a mercado livre – geração, distribuição e comercialização.

 

A missão de matchmaking integra o calendário de ações anuais do projeto Low Carbon Business Action in Brazil (LCBA), executado pela União Europeia (UE) desde 2015 com objetivo de aproximar pequenas e médias empresas do continente europeu de empreendimentos brasileiros. A estratégia se deu após serem identificadas rotas tecnológicas e comerciais com potencial para realização de parcerias e negócios futuros entre empresas nacionais e os 27 Estados membros da UE.

 

“O Sebrae, como instituição atuante no apoio e desenvolvimento dos pequenos negócios no país, é membro do Comitê Diretivo do LCBA que difunde propostas e ideias sustentáveis para melhorar a performance e os processos de empresas que atuam em áreas específicas. Essa é mais uma oportunidade para que os pequenos negócios expandam seus mercados, melhorem a competitividade e otimizem a lucratividade em um ano de retomada da economia”, indica o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, ressaltando que o projeto proporciona aos empreendimentos a possibilidade de contribuírem com a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), após o olhar diferenciado para a sustentabilidade ambiental.

 

Somado à difusão de conhecimento e informação nos eventos anuais, a estratégia do LCBA promove também missões com rodadas de negócios que fomentam o intercâmbio de experiências inovadoras, apoiando empresas na transição a tecnologias e processos de baixa emissão de carbono em oito setores da economia: eficiência energética em edifícios e na indústria; produção e consumo de energia (renováveis); gestão de resíduos sólidos; biogás e biometano; biomassa (segunda geração), processos industriais, agricultura e aquicultura.

 

Inscrição e vantagens

Para candidatar-se a uma vaga no All about Energy, em Fortaleza, o empresário deve preencher a inscrição no site http://www.lowcarbonbrazil.com/App/Forms2/FRM.BR.aspx?a=8. As empresas selecionadas terão 80% dos custos de viagem e acomodação patrocinadas pela ação da União Europeia.

 

Também fazem parte dos benefícios do Low Carbon Business Action in Brazil aos participantes:  aconselhamento e assistência para o desenvolvimento de negócios (Brasil e UE); possibilidade de explorar novas oportunidades para cooperação em negócios e parcerias, contribuindo com a economia de baixo carbono e a redução das emissões de GEE no Brasil; estímulo à inovação tecnológica com vistas ao  aumento da competitividade e sustentabilidade; incremento no faturamento com exportações; produção e adoção de tecnologias amistosas ao meio ambiente e processos de eficiência energética, assim como preparação e recursos para receber assistência financeira da UE no desenvolvimento de parcerias no âmbito do projeto.

 

Após Fortaleza, já está agendada a última matchmaking do ano da Low Carbon Business Action in Brazil, com a temática voltada para Gestão de Resíduos, Biogás e Agricultura de Baixo Carbono (com foco no biogás). O evento acontece de 21 a 23 de novembro na Waste Expo Brasil, em São Paulo (SP). Os interessados podem candidatar-se a uma vaga no site do projeto em até 90 dias antes do evento.

 

Nas missões de matchmaking acontecem... 

  1. Rodadas de negócios entre pequenas e médias empresas selecionadas do Brasil e da União Europeia, conforme a demanda/oferta de soluções e tecnologias ambientais;
  2. Palestras sobre o contexto brasileiro em temas de meio ambiente e sustentabilidade, tecnologia, finanças e negócios;
  3. Apresentações de estudos de caso e visitas guiadas a indústrias e empresas locais;
  4. Demonstração de tecnologias e equipamentos por fabricantes e provedores de serviços;
  5. Acesso a parques de exibições e feiras;
  6. Assistência B2B (Business to business) e acompanhamento de negócios posterior às rodadas de negócios;
  7. Participação de instituições setoriais e órgãos públicos, entidades bilaterais de promoção do comércio internacional, agentes de negócios, provedores de serviços, consultorias ambientais e financeiras.

 

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao

Tags: Encontro de Oportunidades, Evento, eficiência energética, energia, energia eólica, energia solar, energética, meio ambiente