Rota das Emoções

Voucher Digital de Barreirinhas é exemplo para outras cidades turísticas do país

O sistema tem despertado o interesse de gestores de turismo de outras cidades do país, pela inovação tecnológica e pelo engajamento dos agentes do poder público e do trade turístico, na obtenção dos resultados práticos.

Lançado oficialmente em fevereiro deste ano, o Sistema Voucher Digital tem chamado atenção não somente dos turistas que visitam os Lençóis Maranhenses, tendo Barreirinhas como portão de entrada, como de gestores de turismo do Brasil, principalmente de cidades que fazem parte do destino Rota das Emoções.

A exemplo disso, recentemente o Sebrae Maranhão, em um trabalho conjunto com Sebrae Piauí, por meio do Projeto Rota das Emoções - Destinos Turísticos Inteligentes e em parceria com a Prefeitura Municipal de Barreirinhas, recebeu o secretário de turismo do município de Ilha Grande (PI), Adilson Silva, acompanhado pelo gestor do projeto Rota das Emoções no Piauí, Élcio de Lima, para uma apresentação técnica sobre o Sistema Voucher Digital de Barreirinhas e sobre o trabalho de consultoria realizado pelo Sebrae junto a prefeitura municipal e ao trade turístico da cidade, para implantação do sistema.

O secretário foi recepcionado pelo prefeito de Barreirinhas, Alberico Filho, pela secretária municipal de cultura e turismo, Virlene Camargo, o gerente regional do Sebrae em Lençóis Munim, José Noleto Oliveira e o gerente estadual de Turismo Cultura e Eventos do Sebrae Maranhão, Luís Walter Muniz.

Na ocasião, o prefeito explicou como seria a visita técnica e em seguida a secretária Virlene Camargo fez uma apresentação institucional do Voucher Digital.  O gerente regional do Sebrae, José Noleto Oliveira e o gerente estadual de Turismo Cultura e Eventos, Luís Walter Muniz, apresentaram o trabalho de consultoria realizado pelo Sebrae Maranhão para viabilizar a implantação do Sistema Voucher Digital na cidade. Em seguida a equipe visitou os pontos de controles localizados no Porto do Banho, Porto Santo Antônio e Porto Maria Bastos, conhecendo a tecnologia empregada no sistema Voucher.

“Ficamos muito impressionados com os resultados já obtidos com sistema aqui em Barreirinhas e os avanços com relação ao ordenamento turístico. Como gestor de turismo sei que uma ferramenta de ordenação no começo tem seus pontos de ajuste, mas de modo geral, o Voucher Digital impressiona pelo engajamento dos diversos agentes envolvidos. Tanto Sebrae, prefeitura municipal e empresários, acharam um caminho comum para o crescimento e desenvolvimento da cadeia do turismo e essa experiência nós queremos levar para o município de Ilha Grande”, ressalta secretário de Turismo de Ilha Grande, Adilson Silva.

Ilha Grande é um dos 14 municípios da Rota das Emoções e está em fase final de implantação de um sistema de voucher eletrônico semelhante ao implantado na cidade de Barreirinhas. O intuito da Secretaria de Turismo de Ilha Grande, com apoio do Sebrae e dos micro empreenderes da cadeia do turismo, é seguir o exemplo positivo de ordenamento turístico que o Voucher Digital de Barreirinhas está trazendo para Rota das Emoções.

O Voucher é uma ferramenta de ordenamento turístico que demandou um grande esforço, tanto do Sebrae como do poder público municipal e dos empreendedores do setor de turismo. Nos orgulha muito o fato de o Voucher ter sido algo que nasceu do esforço comum de todos os interessados no desenvolvimento do setor turístico, onde todos ganham, principalmente o visitante da Rota das Emoções, que irá encontrar passeios mais organizados e estruturados”, destaca diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Ilha grande é apenas um dos exemplos de cidades em que o Voucher Digital tem despertado interesse dos gestores municipais, não somente pela inovação tecnológica, mas pela forma de condução inicial, até os seus resultado atuais. Um grande trabalho que reuniu o esforço do poder público Municipal, o trade turístico local e o Sebrae.

O gerente estadual de Turismo, Cultura e Eventos do Sebrae Maranhão, Luís Walter Muniz, destaca que o voucher chama atenção dos gestores não somente pela questão da inovação da tecnologia, mas pelo amplo envolvimento dos diferentes setores do turismo para o benefício do destino.

“Em conversas informais que temos tido com nossos colegas gestores de turismo, em eventos que participamos, percebemos o interesse de muitos em vir conhecer a experiência do voucher digital de Barreirinhas, que mais do que a tecnologia empregada, traz conforto e segurança para o turista ao comprar o seu pacote turístico. O Sistema é na verdade uma política pública de grande benefício ao município e tudo isso foi construído em conjunto, ouvindo todos os envolvidos na cadeia turística. O sistema Voucher Digital chamou a atenção positiva até mesmo do Ministério do Turismo e Embratur”, destaca Luís Walter, gerente estadual de Turismo Cultura e Eventos do Sebrae Maranhão, Luís Walter Muniz.

Ainda segundo Luís Walter, também manifestaram interesse de conhecer a experiência do Voucher, gestores dos estados de Goiás, Minas Gerais, Ceará, Alagoas, Paraíba e Bahia. “Até o fim do ano, Barreirinhas terá muitas visitas, não somente de turistas para conhecer suas belezas naturais, mas também de gestores de turismos curiosos em saber do sucesso do Sistema Voucher Digital”, complementa.

Nesse sentido, o Sebrae Maranhão, juntamente com a prefeitura de Barreirinhas estudam uma agenda de ações voltada para a realização de visitas técnicas para os gestores que manifestaram interesse em conhecer a experiência do Voucher Digital. 

“Nós da prefeitura de Barreirinhas sempre temos dito que o apoio técnico da qualidade que o Sebrae ofereceu e ainda oferece a iniciativa do Voucher tem sido muito importante. A prefeitura por mais vontade que tenha, não tem o conhecimento e o corpo técnico para consultorias do tipo que foi realizada para a implementação do sistema. Então essa parceria do poder público com o Sebrae e os empresários precisa ser mantida e melhorada continuamente para que mais iniciativas semelhantes ao voucher sejam possíveis”, ressalta o Prefeito de Barreirinhas, Alberico Filho.

 

Mais informações:

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

 

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao