Políticas Públicas

Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento acontece na próxima quarta-feira, 17

Evento realizado pelo Sebrae no Maranhão entra em sua quarta edição e será transmitido em ambiente 100% digital; as inscrições são totalmente gratuitas.

O Sebrae no Maranhão vai realizar, no dia 17 de junho (próxima quarta-feira), o Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento. Este ano, por causa da pandemia do novo Coronavírus, o evento se dará em ambiente 100% digital, das 14h às 18h20, com transmissão pelas redes sociais da instituição – Instagram, Facebook e canal do Youtube. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas na Loja Virtual do Sebrae (https://loja.ma.sebrae.com.br).

 

O Encontro de AD pretende reunir 150 atores de desenvolvimento no Maranhão, além de gestores públicos, secretários e demais autoridades municipais, destacando pautas concernentes às atividades exercidas por esses profissionais dentro dos municípios maranhenses, principalmente as voltadas para os pequenos negócios.   

 

Nesta quarta edição do evento, o Sebrae traz palestras sobre O papel do Ator de Desenvolvimento em tempos de pandemia; Políticas Públicas para os Pequenos Negócios; Crédito para os Pequenos Negócios (PRONAMPE), Ferramentas digitais e Atuação do AD e do atendente das Salas do Empreendedor, além de apresentação de cases de Salas do Empreendedor que se destacam no estado, um game virtual, momento cultural e interações com os participantes.

 

“O Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento é uma ação da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Maranhão (UPPDT) e costuma refletir e promover discussões sobre o desenvolvimento local, servindo como um canal para troca de experiências e boas práticas que podem ser replicadas nos municípios”, destaca o analista técnico do Sebrae Maranhão, José Noleto de Oliveira.

 

Coordenando o evento, Oliveira ressalta que esta é uma estratégia da instituição para, também, sensibilizar gestores e autoridades municipais quanto à importância de políticas públicas de tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas, seguindo como parâmetro a Lei Geral das MPEs. “Nesse sentido, o Sebrae no Maranhão trabalha fortemente para proporcionar suporte aos pequenos negócios, contribuindo para a consolidação de políticas públicas junto às prefeituras municipais”, informa.

 

Atores de Desenvolvimento

Nos municípios, os ADs funcionam como interlocutores da administração municipal junto aos munícipes, principalmente o público empreendedor, multiplicando informações importantes que podem ajudar na dinâmica da economia local.

 

No Maranhão, são mais de 150 atores de desenvolvimento – servidores nomeados pelas prefeituras municipais que recebem treinamento do Sebrae para atender o público e, também, articular lideranças para melhorar o ambiente de negócios com promoção de políticas públicas favoráveis ao segmento.   

 

PROGRAMAÇÃO

14:00

Aquecimento

14:30 h

Abertura do Encontro

14:40 h

Acolhida – Momento de reflexão

15:00 h

O papel do Agente de Desenvolvimento em tempos de pandemia

Bruno Quick – Diretor Técnico do Sebrae Nacional

15:30 h

Interação virtual com o público – perguntas e respostas

15:40 h

Momento Cultural Maranhense – Atração Economia Criativa

16:00 h

Políticas Públicas para os Pequenos Negócios

Silas Santiago - Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional

 

Crédito para os Pequenos Negócios – PRONAMPE

16:20 h

Desenvolvimento Territorial e protocolos de retomada econômica dos municípios

Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional

16:40 h

Interação virtual com o público – perguntas e respostas

16:50 h

Protagonismo das Salas do Empreendedor – Boas Práticas

Mediação: Hildenê Maia – Gerente de Atendimento Sebrae MA

a)      Sala do Empreendedor de Balsas

b)      Sala do Empreendedor Imperatriz

c)      Sala do Empreendedor Santa Rita

d)      Sala do Empreendedor Caxias

17:50 h

Ferramentas digitais e Atuação do AD e do atendente das Salas do Empreendedor

Danilo Borges – Gerente de Tecnologia do Sebrae

18:10 h

Game virtual

18:20 h

Enceramento das Atividades

 

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

(98) 9 9189-4245

 

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao