Cidade Empreendedora

Governo do Estado e Sebrae lançam Cidade Empreendedora em Presidente Dutra

Construir um ambiente propício ao desenvolvimento local por meio do empreendedorismo e de forma parceirizada com a gestão pública, programa executado pelo Sebrae, proporciona maior geração de emprego e renda aos municípios

Geração de oportunidades por todo o território maranhense. Esse tem sido o foco principal do programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae, que conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia, para a execução em 53 municípios maranhenses. O programa foi lançado  oficialmente na região Centro Maranhense, em solenidade realizada em Presidente Dutra nesta quarta-feira (30).

O lançamento ocorreu no auditório da Prefeitura (localizado na Rua Aldir Leda, S/N, no bairro Tarumã), e contou com a participação de representantes do Governo do Maranhão, do Sebrae e das prefeituras de Presidente Dutra, Tuntum, São Domingos do Maranhão, Passagem Franca, Colinas e Dom Pedro.

Coordenado conjuntamente pela Seinc e pelo Sebrae, o programa visa o incentivo ao desenvolvimento dos municípios maranhenses, impulsionando a economia do Estado, além de auxiliar empreendedores individuais, dar suporte para candidatos a empresários e garantir direitos a micro e pequenas empresas.

O subsecretário Expedito Rodrigues, da Seinc, representando o Governador do Maranhão, Flávio Dino e o secretário da Seinc, Simplicio Araújo, destacou durante a cerimônia o impacto que o programa terá ações  tanto para Presidente Dutra quanto para as cinco cidades vizinhas serão diretamente impactadas.

"O programa Cidade Empreendedora é mais um grande e forte incentivo ao desenvolvimento e ao crescimento econômico desta região, criado pelo governador Flávio Dino. Ao estimular os pequenos negócios locais e a geração de emprego e renda, pensamos na melhoria de vida de milhares de maranhenses e na transformação da economia estadual", analisou Expedito.

Integrando gestão pública e pequenos negócios em um ambiente cheio de oportunidades, e desenvolvido em oito etapas de implementação, o Cidade Empreendedora em Presidente Dutra irá focar na oportunidades de negócios para que os seis municípios envolvidos se desenvolvam simultaneamente.

Coordenado pela Seinc e executado pelo Sebrae, o programa promove a capacitação de funcionários das prefeituras e empreendedores locais, estímulo à vocação dos municípios e impulso aos negócios locais, impactando diretamente em mais de 75 mil empreendimentos maranhenses, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 5 milhões.

“O Cidade Empreendedora congrega uma série de soluções que conduzem e oferecem ao gestor municipal as ferramentas necessárias para desenvolver uma gestão pautada no empreendedorismo, trabalhando desde a Educação Básica, preparando os jovens para o mercado e orientando empreendedores rurais e urbanos a terem uma geração de renda que lhes dê qualidade de vida, melhorando os indicadores da gestão municipal, como o aumento da arrecadação, a queda no índice de desempregos, entre tantos outros benefícios que, futuramente, vão propiciar ao município o desenvolvimento sustentável tão buscado pelos gestores públicos”, analisa Raimundo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão.

Foram entregues, ainda, aos representantes de cada prefeitura diversos documentos, com dados preliminares de cada município, ideias para o plano de governo de desenvolvimento econômico do município e protocolos contra o Covid-19 para a retomada econômica municipal.

Mais

Além de Presidente Dutra, também estão entre os municípios maranhenses beneficiados: Açailândia, Aldeias Altas, Araioses, Arame, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Buriticupu, Carutapera, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Lima Campos, Matões, Miranda do Norte, Morros, Parnarama, Passagem Franca, Pedreiras, Pindaré Mirim, Pinheiro, Santa Inês, Presidente Vargas, Rosário, Santa Luzia, São Domingos do Maranhão, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras, Trizidela do Vale, Tuntum, Turiaçu, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Vitória do Mearim, Vitorino Freire, Zé Doca, Porto Franco e São José de Ribamar.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

 Contato:

(98) 3216-6133

 

 

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma