Cidade Empreendedora

Governo do Estado e Sebrae lançam oficialmente Programa Cidade Empreendedora em Santa Inês e região

Representantes de sete prefeituras da região do Alto Turi e Vale do Pindaré participaram na última sexta, 11, em Santa Inês, do primeiro lançamento regional do Programa Cidade Empreendedora

Executado pelo  Sebrae Maranhão em 53 municípios, por meio da parceria firmada com Governo do Estado, na coordenação da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia – SEINC, o Programa Cidade Empreendedora teve seu primeiro lançamento regional .  O momento marcou o início da série de lançamentos regionais do programa, que acontecerão em várias regiões do estado. 

O lançamento ocorreu no auditório da CDL de Santa Inês e foi conduzido pelo Governo do Estado e Sebrae. O primeiro lançamento oficializou o início do programa nos municípios de Santa Inês, Miranda do Norte, Pindaré-Mirim, Santa Luzia, Viana, Vitória do Mearim e Zé Doca, que estiveram representados por vice-prefeitos e secretários municípais. O evento contou ainda com a presença de representantes de entidades parceiras.

Auxiliar empreendedores individuais, dar suporte para candidatos a empresários,  garantir um ambiente favorável ao crescimento  de  micro e pequenas empresas locais, implementar a educação empreendedora no município,  são algumas das atividades desempenhadas pelo programa Cidade Empreendedora.

O Cidade Empreendedora promove a capacitação de servidores públicos das prefeituras e empreendedores locais, estimulando a vocação dos municípios e impulsionando os negócios locais, impactando diretamente em mais de 75 mil empreendimentos maranhenses, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 5 milhões.

As ações serão executadas pelo Sebrae por meio de cursos, consultorias e outras capacitações pontuais, direcionada ao desenvolvimento de  políticas públicas e incentivo ao empreendedorismo, como frisou, Raimundo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão.

"O Cidade Empreendedora é mais uma solução do Sebrae para alavancar o desenvolvimento do Maranhão e neste segundo ciclo vamos trabalhar o programa em 70 municípios, e em 53 atuaremos em parceria com o Governo do Estado, que percebeu a importância da iniciativa. As ações já iniciaram e serão executadas até 2022, voltadas pra melhorar o ambiente para o empreendedor local, trabalhando a implementação de políticas públicas, educação empreendedora, além do desenvolvimento das cadeias produtivas, melhorando a gestão das empresas urbanas e rurais." Conclui Raimundo Coelho.

O secretário Simplício Araújo, da Seinc, representando o Governo do Maranhão, destacou durante a cerimônia a importância do programa para Santa Inês e aos municípios próximos, afirmando que o Trabalho Jovem é um incentivo ao desenvolvimento e ao crescimento econômico da região, estimulando os pequenos negócios locais e a geração de emprego e renda.

“Pelo Trabalho Jovem, estamos em mais de 50 municípios por todo o Maranhão. Esta iniciativa integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente cheio de oportunidades, que será desenvolvido em oito etapas de implementação. Em Santa Inês, também iremos focar na oportunidades de negócios e em garantir que tanto o município quanto a região acompanhem o ritmo de desenvolvimento do Estado”, analisa Simplício Araújo.

As ações nos municípios já iniciaram e serão executadas até 2022. Durante o evento, as prefeituras receberam uma série de documentos estratégicos para o fortalecimento do posicionamento institucional como Cidade Empreendedora. Foram entregues aos representantes de cada  município, o Guia de Comunicação para posicionamento como Cidade Empreendedora, Agenda de Compromissos com os pequenos negócios, Município em Números - Dados Preliminares e Protocolos de Retomada Econômica do Municipal.

Mais

Além de Santa Inês, também estão entre os municípios maranhenses beneficiados com o Programa Cidade Empreendedora, por meio da parceria Sebrae e Governo do Estado:  Açailândia, Aldeias Altas, Araioses, Arame, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Buriticupu, Carutapera, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Lima Campos, Matões, Miranda do Norte, Morros, Parnarama, Passagem Franca, Pedreiras, Pindaré Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Presidente Vargas, Rosário, Santa Luzia, São Domingos do Maranhão, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras, Trizidela do Vale, Tuntum, Turiaçu, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Vitória do Mearim, Vitorino Freire, Zé Doca, Porto Franco e São José de Ribamar.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

 Contato:

(98) 3216-6133

 

 

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma