Parceria

São Luís terá Plano de Agricultura Familiar viabilizado por programas do Sebrae

Instrumento contemplará ações importantes para fortalecer os pequenos negócios rurais na capital maranhense.

Com forte vocação para a produção agrícola, São Luís vai contar em breve com um instrumento de apoio ao desenvolvimento do setor. Trata-se do Plano de Desenvolvimento Econômico da Agricultura Familiar do município, cuja minuta preliminar foi apresentada esta semana à equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento – Semapa, em reunião liderada pelo secretário da pasta, Liviomar Macatrão.

 

O Plano integra as soluções do Programa Agronordeste que, por sua vez, está incluído entre as soluções contratadas pela Prefeitura de São Luís, junto ao Sebrae, por meio do Programa Cidade Empreendedora e vai dotar o município dos instrumentos e estratégias para impulsionar o crescimento da produção agrícola em São Luís, ampliando o mercado para pequenos produtores rurais da capital.

 

Na reunião, foram apresentados detalhes desse instrumento, que terá interface virtual e estará disponível para consulta pela comunidade, e teve início o processo de validação da estrutura do portal eletrônico a ser utilizado pela Semapa para monitorar os resultados alcançados em cada ação prevista no Plano. Também foi discutido o planejamento das próximas etapas de trabalho até o lançamento oficial do documento.

 

No Plano, estão previstas ações nos âmbitos social, de organização da produção e dos produtores e, também, nas áreas econômica e ambiental, que terão acompanhamento permanente em cada etapa. As ações que serão trabalhadas no setor focam, por exemplo, padrões de produção e qualificação de produtores, capacitação para a gestão empreendedora, comercialização, boas práticas de armazenagem e manipulação de alimentos, fortalecimento do associativismo e iniciativas de gestão e conservação ambiental.

 

Para o secretário da Semapa, Liviomar Macatrão, a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico da Agricultura Familiar deve contribuir para fortalecer a produção rural em São Luís. 

 

"Nosso compromisso é colocar em prática ações que favoreçam os agricultores e fortaleçam a cadeia produtiva. Para que isto aconteça, atuamos na linha de frente da assistência técnica, fazendo o levantamento das necessidades do setor, de maneira que a produção ocorra continuamente. E o Plano de Agricultura Familiar é um importante instrumento, por meio do qual poderemos reorganizar a economia rural, gerar emprego, renda e desenvolver a agricultura familiar”, destacou o secretário.

 

Estiveram presentes à reunião, técnicos do Sebrae da Unidade de São Luís, como Regina Vieira, gestora do Programa Empreender e coordenadora das ações voltadas ao Agronegócios na regional do Sebrae em São Luís, e a gestora estadual do programa Agronordeste, Larissa Leite, que lidera as ações referentes ao plano nesta etapa de execução.

 

Cidade Empreendedora

São Luís é um dos municípios do Maranhão que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora, com um conjunto de soluções contratadas junto ao Sebrae visando fomentar o desenvolvimento local, aprimorar várias linhas de atuação da gestão pública, fortalecer o empreendedorismo e os pequenos negócios e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico por meio de estratégias produtivas.

 

No Maranhão, já são 70 municípios beneficiados pelo Cidade Empreendedora. Desses, 53 estão inseridos no Programa em função de parceria entre o Sebrae e o Governo do Estado. Além de 17 outros, entre os quais São Luís, que contrataram as soluções do Cidade Empreendedora diretamente junto ao Sebrae.

 

 

 

 

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

Contato:

(98) 3216-6133

 

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao